segunda-feira, 11 de março de 2019
Dinâmica Lição 11: O louvor de Davi
Dinâmica: Desenrole que aparece!
Objetivos:
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01
rolo de papel toalha do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Observação:
A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como
desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e
aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas
pessoas da classe.
Procedimento:
-
Falem: O rolo de papel higiênico vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá
retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também
precisaram dele. Enfatizem que o papel não
servirá para uso de higiene.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte
do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção (sucesso no vestibular).
04
partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo, emprego,
Salvação)
-
Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
-
Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa
Cristã no. 564:
“Se
da vida as vagas procelosas são,
Se,
com desalento, julgas tudo vão,
Conta
as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta
as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas
da divina mão!
Vem
dizê-las, todas duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a
enumeração das bênçãos recebidas.
-
Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
original desconhecida
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Dinâmica Lição 03: O chamado da sabedoria
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01
caixa
Nome
SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel
pequeno com o versículo de Tg 3.17 digitado(01 para cada envelope)
01
pincel atômico ou um marcador para quadro branco
01
cartolina ou um quadro branco
Procedimento:
Antes
da realização da dinâmica:
Organizar
o material da seguinte forma:
Colar
o nome SABEDORIA fora da caixa
Colocar
o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope
Colocar
os envelopes dentro da caixa
Momento
de realização da dinâmica:
-
Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus.
O
que ele pediu? O que ele recebeu?
Aguardem
as respostas.
-
Para referenciar as respostas dos alunos leiam I Reis 3. 9 a 12:
“A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?
E
esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E
disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem
pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para
ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis
que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e
entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se
levantará”.
-
Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam
para que ele fique em pé diante da turma.
-
Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5:
“E,
se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
-
Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem
para o aluno que está com a caixa.
Aguardem
que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com a caixa deve distribuir
“sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o
versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.
-
Falem: Salomão fez um pedido sábio, vocês também!
-
Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas
a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável,
cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”.
Tiago 3:17
-
Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos
concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.
-
Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de
hoje.
Por
Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
segunda-feira, 8 de outubro de 2018
Dinâmica Lição 02: Não caia na conversa do ímpio
Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Enfatizar a importância das
amizades.
Refletir sobre as influências positivas
e negativas das amizades.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Distribuam a metade da folha
de papel ofício para cada aluno.
- Falem que, usando este
papel, eles deverão pegar a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em
apenas 01 minuto.
- Terminado o tempo
estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
- Depois, questionem:
É importante ter uma grande
quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a
colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades
que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência
negativa?
- Agora, façam uma relação
destas respostas com o provérbio “Diz-me com quem andas, que te direi que és”.
Não se esqueçam de alertar os
alunos sobre o oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de
vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das
escolas.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más
conversações corrompem os bons costumes”.
Pv 13.20 “Anda com os sábios e serás sábio,
mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de
autógrafos desconhecida.
Esta versão elaborada por
Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
segunda-feira, 1 de outubro de 2018
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Dinâmica Lição 13: Justificação
Dinâmica: A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis
com o nome RÉU para cada aluno de um lado do papel; do outro lado do mesmo
papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus”(Romanos 3:23).
Papel
com o nome ACUSADOR
Papel
com o nome ADVOGADO DE DEFESA
Papel
com o nome JUIZ
Papel
com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus”.
Procedimento:
-
Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR, ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
-
Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás deve estar escrito o
versículo, conforme descrição no item material.
-
Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o homem do seu pecado.
-
Em seguida, vem o aluno representando Jesus como advogado, defendendo o réu(o
homem) e fala que morreu no lugar dele para que tivesse perdão de seus pecados.
-
Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a sentença dele como juiz,
declaro o homem inocente, pois foi justificado por Jesus.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
Dinâmica Lição 12: Regeneração
Dinâmica: Nasci de Novo!
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a
salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01
porção de milho de pipoca
01
porção de pipoca
Alguns
piruás(grãos que não estouraram)
01
porção de óleo
01
cópia do texto “Milho de pipoca”(postado abaixo)
Procedimento:
-
Falem da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo
Nascimento.
-
Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se
transforme em pipoca?
Aguardem
as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa
panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
-
Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser
comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação,
libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria
na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
-
Distribuam o texto “Milho de Pipoca”(postado abaixo) para cada aluno e leiam.
-
Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
-
Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa
forma, não passam pelo processo de transformação.
-
Agora, falem sobre:
O
óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na
vida da pessoa que recebe a salvação.
O
barulho pode representar a alegria da transformação.
-
Leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e
pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
-
Para concluir, distribuam 01 saco de pipoca para os alunos.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Milho de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio:
apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da
grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela
fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada em
si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a
transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do
que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande
transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente
diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de
pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o
fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do
milho que não estoura. No entanto, o
destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar
na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
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