Apresentem o título da lição: A mentira aprisiona a alma.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- inicie a aula utilizando a dinâmica: “Discutindo sobre a mentira”.
Dinâmica: Discutindo
sobre a mentira
Objetivo:
Estimular o entendimento do tema da lição: A Honestidade com
as Palavras
Material didático:
História sobre o homem que tinha 12 filhos
Perguntas sugeridas logo abaixo
Atividade didática:
1. Leia com os alunos a história abaixo, informe aos alunos
que é uma história fácil de ser encontrada na internet e até nas redes sociais,
talvez alguém ate a conheça:
“Um homem tinha 12 filhos e precisava sair da casa onde
morava e alugar outra, mas não conseguia, por causa da filharada.
Quando ele dizia que tinha 12 filhos, ninguém queria alugar
porque todos sabem como muita criança junta estraga as coisas e tinham medo que
destruíssem a casa. O pobre homem não podia mentir, portanto, tinha que falar
pra todos que perguntassem que tinha 12 filhos!
Ele estava ficando desesperado; o prazo para se mudar estava
se esgotando.
Daí teve uma ideia: mandou a mulher ir passear no cemitério
com 11 dos filhos. Pegou o filho que sobrou e foi ver casas junto com o agente
imobiliário. Gostou de uma e o agente perguntou quantos filhos ele tinha.
Ele respondeu que tinha 12.
Daí, o agente perguntou assustado:
- mas doze é muita criança! Onde estão os outros?
E ele respondeu, com um ar muito triste:
- estão no cemitério, junto com a mãezinha deles...
E foi assim que ele conseguiu alugar uma casa sem mentir.
A inteligência faz a diferença!
Fale para os alunos que na mentira existe a intenção de
iludir o outro em causa própria, e isso implica desonestidade para com o seu
próximo.
2. Inicie um debate com perguntas:
a. Aparentemente a história induz as pessoas a não falarem
mentiras. Mas será que a estratégia adotada é honesta?
b. É possível ser desonesto mesmo falando a verdade? Como?
c. O texto aborda o famoso jeitinho brasileiro. Esse
jeitinho, que já se tornou cultural, é uma atitude esperada num cristão
convertido?
d. A atitude do homem em omitir a verdade propositadamente
foi correta?
e. Existem momentos na vida de um cristão onde ele não deve
ser verdadeiro?
f. O filósofo Cícero disse: ''Ninguém acredita em um
mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade''.
g. O que significa o dito popular: “A mentira tem pernas
curtas”.
3. Deixe que os alunos discutam essas questões e outras que
surgirem. Estimule-os a participarem e então inicie a aula.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será
suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de
seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas
não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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