segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Dinâmica da Lição 02: Música para Deus a respeito? Ou sobre Deus? (Juvenis)


Dinâmica: A Música e sua história

Objetivo: Compreender como aconteceu a evolução da música sacra, através de uma retrospectiva histórica.

Material:
01 notebook ou 01 smartphone
03 caixas de CD vazias
Observação:
Procurar na internet vídeos de:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro spiritual”
Hino da música Gospel brasileira

Procedimento:
- Apresentem apenas um parte das 04 músicas sacras, conforme descrição no item material, utilizando equipamento de forma que os alunos possam escutá-las.
- Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos
Hino da música Gospel brasileira
- Depois que os alunos escutarem parte de cada música, perguntem:
Vocês fazem ideia de que forma estas músicas fazem parte da evolução da música sacra?
Aguardem as respostas.
- Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para cada aluno), que devem estar organizados conforme descrição abaixo:
01 caixa de CD com o nome “Europa”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
- Idade Média: Canto gregoriano
Antes a música era cantada pelos monges católicos
- Reforma protestante
Popularização da música com o ensino das doutrinas através da música
Música deixou de ser feita somente para Deus
A música passou a ser feita para o homem aprender sobre Deus(ensino e evangelização)
Agora a música é cantada pelo povo, pela congregação, com melodias ao gosto do povo e na língua do povo
Música de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte
Aparecimento do canto congregacional, das orquestras e corais
01 caixa de CD com o nome “Continente Americano”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
A música europeia chegou com os ingleses nos EUA
Os negros deram uma versão própria com o Negro Spirituals, grupos de negros cantando belas melodias
01 caixa de CD com o nome “Brasil”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
Influência europeia e americana e australiana
Coral, canto congregacional, corinhos
Estilo nacional com ritmos do Nordeste.
- Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na seguinte ordem: Europa, Continente Americano e Brasil.
O aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que está na parte interna da caixa do CD.
Em seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado da(s) músicas, que já estão escritas no quadro ou na cartolina, a saber:
Europa: Canto gregoriano e Castelo forte
Continente americano: Negro Spirituals
Brasil: Música gospel
Á medida que eles forem lendo vocês vão acrescentando outras informações, que estão contidas na lição ou em outra fonte de pesquisa.
Não se esqueçam de explicar a razão da mudança da música somente para Deus e  sobre Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma, vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.

Por Sulamita Macedo.


Dinâmica: A Música Moderna

Objetivo:
Discutir a importância da evolução da música para as igrejas de hoje.

Material didático:
Texto: A Música moderna
Quadro e giz

Atividade didática:
Distribua com cada aluno uma cópia do texto A Música Moderna. Após a sua leitura realize uma discussão sadia sobre o assunto. Logo abaixo Temos algumas questões para serem discutidas, mas você pode usar a criatividade e elaborar outras questões para discussão.
- Qual a importância da evolução da música para as nossas igrejas nos dias atuais?
- A existência dos vários ritmos musicais tem contribuído para a adoração a Deus nas igrejas? Por quê?
- Todos os ritmos louvam a Deus?
- Em nosso novo século, o que precisa ainda ser melhorado em nossas músicas gospel?

Incentive os seus alunos a participação do debate em sala.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário