quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 01: O que é ética cristã (Juvenis)


Dinâmica: Dez mandamentos

Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus, através dos 10 mandamentos.

Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico

Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã apontados no sermão do Monte.


Por Sulamita Macedo




Dinâmica: O Sermão do monte e a ética cristã
Neste trimestre, o tema é Ética Cristã. Mostre aos seus alunos o quanto a ética é indispensável na vida do crente. A Palavra de Deus é o nosso manual de ética. Uma das mais importantes sínteses da ética de Jesus pode ser encontrada no Sermão do Monte (Mt 5 —7).
Objetivo:
Mostrar as características que o cristão deve apresentar segundo o Sermão do Monte.
Atividade didática:
Sente-se com seus alunos em círculo e explique o que é ética. Diga que no Sermão do Monte podemos encontrar uma síntese da ética de Cristo. O Mestre nos mostrar quais as características que seus discípulos precisam ter. O próprio Jesus tinha todas essas características. Em seguida peça que os alunos se dividam em grupos. Distribua a folha com o quadro (sem as respostas) e peça que em grupo, depois de ler Mateus 5.1-10, preencham o quadro. Depois que todos concluírem, forme um único grupo e corrija juntamente com os alunos o quadro.
               
               
VERSÍCULO
CARACTERÍSTICA
Mt 5.3
Humildade
Mt 5.4
Pranto
Mt 5.5
Mansidão e simplicidade
Mt 5.6
Justiça e bondade
Mt 5.7
Amabilidade e misericórdia
Mt 5.8
Coração puro
Mt 5.9
Paz
Mt 5.10
Fidelidade
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José
Dinâmica: O relacionamento em três dimensões
Objetivos:
Levar os alunos a um bom relacionamento com Deus, o próximo e com nós mesmos.
Materiais didáticos:
3 cartolinas guache
3 pinceis atômicos
Atividade didática:
Diga que a ética cristã trata do nosso relacionamento com Deus, o próximo e com nós mesmos. Divida a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina guache e um pincel atômico. Cada grupo ficará responsável para desenvolver tudo o que sabem sobre um assunto: O primeiro o meu relacionamento ético com Deus, o segundo o meu relacionamento ético com o meu próximo e o terceiro o meu relacionamento ético comigo mesmo. Dê a cada grupo sete minutos para desenvolver o assunto e escrever na cartolina. Ao final, cada grupo nomeará um representante para apresentar durante cinco minutos tudo que puderam escrever sobre o assunto.
Encerre mostrando que a vida cristã é uma experiência que se renova a cada dia em nosso relacionamento com Deus, com o nosso próximo e conosco mesmo. Deus espera de cada um de nós um padrão de excelência em nossos relacionamentos. Para isso precisamos nos esforçar para melhorarmos a cada dia. Enquanto mais nos aproximarmos de Deus, nossos relacionamentos aqui na terra serão melhores.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário