Dinâmica: Dez
mandamentos
Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus,
através dos 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico
Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa
cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo
dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse
para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos
em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05
mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode
acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os
mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão
falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada
mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como
valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã
apontados no sermão do Monte.
Por Sulamita Macedo
Dinâmica: O Sermão do
monte e a ética cristã
Neste trimestre, o tema é Ética Cristã. Mostre aos seus
alunos o quanto a ética é indispensável na vida do crente. A Palavra de Deus é
o nosso manual de ética. Uma das mais importantes sínteses da ética de Jesus
pode ser encontrada no Sermão do Monte (Mt 5 —7).
Objetivo:
Mostrar as características que o cristão deve apresentar
segundo o Sermão do Monte.
Atividade didática:
Sente-se com seus alunos em círculo e explique o que é
ética. Diga que no Sermão do Monte podemos encontrar uma síntese da ética de
Cristo. O Mestre nos mostrar quais as características que seus discípulos
precisam ter. O próprio Jesus tinha todas essas características. Em seguida
peça que os alunos se dividam em grupos. Distribua a folha com o quadro (sem as
respostas) e peça que em grupo, depois de ler Mateus 5.1-10, preencham o
quadro. Depois que todos concluírem, forme um único grupo e corrija juntamente
com os alunos o quadro.
VERSÍCULO
|
CARACTERÍSTICA
|
Mt 5.3
|
Humildade
|
Mt 5.4
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Pranto
|
Mt 5.5
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Mansidão e simplicidade
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Mt 5.6
|
Justiça e bondade
|
Mt 5.7
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Amabilidade e misericórdia
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Mt 5.8
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Coração puro
|
Mt 5.9
|
Paz
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Mt 5.10
|
Fidelidade
|
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José
Dinâmica: O
relacionamento em três dimensões
Objetivos:
Levar os alunos a um bom relacionamento com Deus, o próximo
e com nós mesmos.
Materiais didáticos:
3 cartolinas guache
3 pinceis atômicos
Atividade didática:
Diga que a ética cristã trata do nosso relacionamento com
Deus, o próximo e com nós mesmos. Divida a turma em três grupos. Entregue a
cada grupo uma cartolina guache e um pincel atômico. Cada grupo ficará
responsável para desenvolver tudo o que sabem sobre um assunto: O primeiro o
meu relacionamento ético com Deus, o segundo o meu relacionamento ético com o
meu próximo e o terceiro o meu relacionamento ético comigo mesmo. Dê a cada
grupo sete minutos para desenvolver o assunto e escrever na cartolina. Ao
final, cada grupo nomeará um representante para apresentar durante cinco
minutos tudo que puderam escrever sobre o assunto.
Encerre mostrando que a vida cristã é uma experiência que se
renova a cada dia em nosso relacionamento com Deus, com o nosso próximo e
conosco mesmo. Deus espera de cada um de nós um padrão de excelência em nossos
relacionamentos. Para isso precisamos nos esforçar para melhorarmos a cada dia.
Enquanto mais nos aproximarmos de Deus, nossos relacionamentos aqui na terra
serão melhores.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
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