Dinâmica: De
Olho na Vinha!
Objetivos:
Contextualizar o tema da aula “A Vinha de Nabote”
com a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se
defender dos ataques do inimigo.
Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2).
Versículos digitados:
Número 01:
“Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim,
que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito
fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas,
que fazem mal às vinhas, porque
as nossas vinhas estão em flor”.
Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo,
vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa
tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe
5. 8 e 9b.
Procedimento:
- Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco
de uva.
- Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes
digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as raposas e as
raposinhas: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o
momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não
há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no
círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Esta orientação não deve ser
escutada pelos outros alunos.
- Organizem os demais alunos em círculo ao redor da
mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo.
Vocês professores também entram no círculo.
- Entreguem para 03 alunos os versículos
digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com
número 01, leia o conteúdo nele escrito:
“Eu sou a
videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá
fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo
15. 1 e 2
- Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
- Então, apontem para o centro do círculo, onde
estão as uvas e falem: temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do
Senhor.
- Falem: Mas... Há sempre alguém que quer roubar,
destruir a vinha, penetrando quando há brechas, com atitudes negativas, de
corrupção etc.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com
número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as raposinhas,
que fazem mal às vinhas, porque
as nossas vinhas estão em flor”.
Ct 2.15
Nesse momento, as raposas e as raposinhas devem
tentar entrar no círculo.
Caso alguma raposa ou raposinha entre ou não no
círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura
bíblica, firmeza de fé.
- Falem: Estes pontos representam o cuidado com a
vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com
número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,
anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual
resisti firmes na fé...”. I Pe 5. 8 e
9b.
- Agora, peçam para que os alunos façam uma relação
entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha
de Nabote.
- Para
concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco
de lixo.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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