
INTRODUÇÃO
A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a glória do Senhor nos céus. Nesta lição estudaremos sobre a definição da igreja, o conceito de igreja institucional e universal, a organização da igreja, as características da igreja primitiva e a missão prioritária da igreja, bem como, suas atividades de suporte a esta missão.
1. DEFINIÇÃO DE IGREJA
Oriunda da palavra grega "Ekklésia", cujo significado é "chamados para fora", podemos conceituar a igreja cristã, como sendo a assembleia de pessoas que reconhece Jesus Cristo como sendo o Messias, o Filho de Deus que veio a este mundo na forma humana para perdoar os pecados de toda a humanidade e salvá-la da condenação eterna, se reunindo periodicamente para adorar o Salvador e Senhor Jesus Cristo e também proclamar para a humanidade pecadora a salvação somente nEle.
2. CONCEITO DE IGREJA INSTITUCIONAL E UNIVERSAL
2.1. IGREJA INSTITUCIONAL
É a igreja visível que se reúne em um determinado espaço físico segundo uma liturgia pré-estabelecida se caracterizando como uma igreja com um nome que a identifica, ou seja, é a igreja dita com "placa denominacional", como por exemplo: Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, etc.
2.2. IGREJA UNIVERSAL
É a igreja invisível e universal do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros cristãos salvos que se congregam nas diversas igrejas institucionais e formam o corpo de Cristo independente de placa denominacional, sendo esta a igreja que será arrebatada por ocasião da segunda vinda de Jesus.
3. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL
A igreja institucional necessita de uma mínima organização funcional para realizar todas as suas atividades que conjuntamente imbricadas culminam com a estrutura organizacional para a plena realização da grande comissão dada pelo Senhor Jesus do ide e pregai o Evangelho de Cristo em todo o mundo. Logo, a igreja como organismo institucional necessita de líderes aptos a realizar o comando administrativo destas atividades em três vertentes básicas, a saber:
3.1. A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
É a estrutura administrativa da instituição composta de pessoas capazes de administrar com eficiência e eficácia os seus recursos materiais e realizar a gestão de pessoas de modo a promover o crescimento da instituição nos aspectos quantitativo e qualitativo.
3.2. A ORGANIZAÇÃO MINISTERIAL
É a estrutura eclesiástica da instituição composta de pessoas chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus e que sob o presidir do Espírito Santo exercem o ministério para os quais foram arregimentados.(Ef 4:11)
3.3. A ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL
É a estrutura litúrgica da instituição tipificada pela sequência lógica da oração, louvor, adoração, leitura da Palavra de Deus e sua interpretação, cujo objetivo principal é a de promover a permanente comunhão de Deus com os homens no âmbito de um culto racional.(Jo 4:23-24; Rm 12:1-2).
Para continuar lendo clique no Link abaixo: