segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 12: Pastores e doutores (Juvenis)

Dinâmica: Ministério Pastoral

Objetivos:
Exemplificar e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar a importância dos colaboradores no ministério pastoral

Material:
Vários objetos de tamanhos e formas diferentes

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
- Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não haja mais condições por causa da quantidade.
- Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
- Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem as respostas.
- Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Nos Passos do Mestre

Objetivos:
Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.

Material:
01 Bíblia
01 livro de estudo bíblico
01 tablet(se possível)
01 vidro pequeno com azeite
01 jornal atual
01 relógio
01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)
04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).

Procedimento:
- Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.
- Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.
- Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.
- Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.
- Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.
Vejamos o que cada objeto pode representar:
01 Bíblia: Conhecimento teológico
01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo
01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo
01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração
01 jornal atual: Informação geral
01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula
01 certificado: preparação intelectual e pedagógica
- Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus usava recursos didáticos variados
O ensino de Jesus transformava vidas
Jesus era exemplo do que ensinava
Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
Jesus enfatizava a participação do ouvinte
Jesus estava focalizado nas pessoas
Jesus testava o canal da comunicação
- Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.
- Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.
- Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.
- Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.


Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 11: Os evangelistas (Juvenis)


Dinâmica: O Resgate

Objetivos:
Refletir sobre o dom de evangelista.
Exemplificar o ato de evangelizar.

Material:
- Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
- TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.


Por Sulamita Macedo.
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segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 10: Os profetas em o Novo Testamento (Juvenis)

Dinâmica: Quem é você?

Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o estudo sobre a chamada do jovem Timóteo.

Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados

Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada através da profecia, mas agora que tal conhecer quem é você?
– Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.
- Vocês devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram e guardá-las para alguma consulta posterior.


Por Sulamita Macedo.
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DINÂMICA 02 - LIÇÃO 10

Dinâmica: Debatendo sobre o dom de profeta

Objetivo:
Conhecer sobre a sabedoria divina e sua importância para o cristão

Material didático:
Papel A4
Lápis ou caneta
Quadro de giz ou branco

Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Entregue a cada grupo papel e caneta. Comunique que será realizado um debate orientado sobre a sabedoria. A sequência na condução do debate será: O professor faz a pergunta um dos grupos dá a resposta e o outro grupo faz a argumentação seguida da análise do professor. É necessário que o professor procure manter o equilíbrio do debate e não permitir sair do tema, desorganização ou confusão. Utilize o quadro para as anotações necessárias.
Perguntas para o debate:
1 - Ainda existem profetas nos dias atuais?
2 - Por ser um dom ministerial, as únicas pessoas que podem ser usadas como profetas devem ser ministros?
3 - Pode uma mulher ser profetisa?
4 - Como Deus se comunica com o profeta?
5 - Aquilo que um profeta fala deve ser avaliado e julgado?
Encerre mostrando que o profeta porta-voz de Deus. Profeta é alguém escolhido por Deus para transmitir a Sua mensagem. O profeta tem uma vida em harmonia com a mensagem que revela. Ele é um instrumento nas mãos de Jesus para transmitir a mensagem divina.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 09: Os apóstolos de Cristo (Juvenis)

Dinâmica: Os apóstolos

Objetivo:
Oportunizar momento de estudo sobre a chamada dos discípulos de Jesus, inserindo os alunos como novos discípulos também chamados pelo Mestre.
Certificar que Jesus chamou os discípulos de “apóstolos” e falar sobre a missão deles.


Material:
Nomes digitados: Discípulo e Apóstolo
Nomes dos discípulos de Jesus
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Falem: Jesus chamou 12 pessoas para auxiliá-lo no seu ministério. Eles são chamados de discípulos. Coloquem o nome “Discípulo” no quadro.
- Perguntem: Qual o nome destes 12 discípulos?                       
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos indicarão alguns nomes. Depois acrescentem os nomes dos demais discípulos, no quadro, observando o que está escrito em Mateus 10. 2 a 4:
“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.
- Peçam para que os alunos repitam a leitura dos nomes, todos de uma vez, depois só os meninos, depois só as meninas, depois todos novamente.
- Falem sobre a chamada deles, mostrando alguns versículos, como:
“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal”(Mateus 10:1).
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”(Mateus 10:5-8).
- Depois, façam o seguinte:
O aluno fala: Jesus chamou os discípulos(fala 03 nomes dos discípulos) e  continua chamando mais discípulos. Ele me chamou e também... (falar os nomes dos colegas).
Este procedimento deve se repetir até todos os alunos participem.
- Para finalizar, falem que Jesus chamou os discípulos de apóstolos conforme Lucas 6.13: “E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”. Afirmem ainda que é sobre a liderança dos apóstolos o tema da lição de hoje.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/




DINÂMICA 02 - LIÇÃO 09


Dinâmica: Enviado como mensageiro de Deus

Objetivo:
Refletir sobre a importância de ser enviado por Deus e mensageiro de Sua Palavra.

Material didático:
Folha de papel A4 ou oficio
Canetas
Uma pequena sacola

Atividade didática:
Explique que a palavra apóstolo significa literalmente enviado, mensageiro, embaixador. De certa forma, todos os crentes são enviados e são mensageiros das Boas-Novas. Um apóstolo tinha como principal atividade a difusão da fé cristã.
Sendo um dom Ministerial, segundo lemos em Efésios 4:8. Sabemos com segurança que os apóstolos jamais estiveram ausentes da igreja, embora não mais receberam o mesmo título, continuam a realizar o mesmo trabalho daqueles que espalharam, de Jerusalém, a mensagem de Cristo. Missionários, ou apóstolos, enviados por Jesus continuam ativos na expansão do reino de Deus.
Entregue a cada aluno meia folha de papel, e peça para que coloquem seus nomes. Em seguida ordene que coloquem os papeis em uma pequena sacola (Segure a sacola para que eles coloquem os papeis).  Depois que todos os papeis estiverem na sacola convoque a todos a pegar os papeis da sacola. Explique que ninguém deve pegar o papel que tenha seu próprio nome, caso isso aconteça o papel deve ser trocado com o colega da sala. Convide a todos a escrever uma mensagem por trás da folha a pessoa cujo nome está no papel. Oriente-os a levar a ação com seriedade visto que ninguém sabe a necessidade da pessoa que irá receber o papel, por isso peça para que busquem a direção de Deus neste momento.
- Diga que vamos ser neste momento um apóstolo que leva uma mensagem para nosso colega.
- Depois que todos terminarem de escrever a mensagem solicite aos alunos para que se levantem e entregue a prédica escrita a pessoa cujo nome está no papel.
- Logo após trabalhe os pontos relevantes da lição..
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 08: Cristo, nosso modelo de liderança (Juvenis)



Dinâmica: Características da liderança de Cristo

Objetivo:
Refletir sobre as características da liderança de Cristo

Material didático:
03 cartolinas (de cores diferentes)
03 pinceis atômicos
Revista de pré-adolescentes
Bíblia

Atividade didática:
Inicie essa dinâmica dividindo a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. Explique que a lição em estudo trata sobre Cristo como nosso modelo de liderança, e especificamente sobre as características da liderança de Jesus. Solicite que cada grupo fale sobre uma característica específica da liderança de Cristo:
Grupo A – Envolvimento e comprometimento
Grupo B – Personalidade e intimidade
Grupo C – Visão de futuro
Cada grupo irá responder as seguintes questões dentro dessa característica:
- O que significa?
- Por que ter?
- Como ter?
- Quais os resultados de quem tem e de quem não tem?
Dê aos grupos 7 minutos para responder na cartolina essas questões e 5 minutos para cada apresentação. Para isso se faz necessário que cada grupo eleja o seu líder, que será a pessoa responsável para apresentar a conclusão feita pelo seu grupo. Faça as considerações que achar necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José


DINÂMICA 02 - LIÇÃO 08

Dinâmica: A liderança de Jesus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Jesus.
Material:
09 figuras de pés(05 direitos, 04 esquerdos)
Palavras digitadas: Envolvimento, Comprometimento, Pessoalidade, Intimidade, Visão de futuro, Missão, Tinha uma equipe, Treinou os liderados, Formou outros líderes.
Observação: colar os nomes e expressões nas figuras de pés – uma em cada figura.
Frase digitada: Modelo da liderança de Jesus
Procedimento:

Antes da aula:
- Organizem as cadeiras uma de frente para outra.
- Coloquem as figuras de pés no espaço entre as cadeiras, formando um caminho.
- Fixem no final do caminho a expressão “Modelo da liderança de Jesus”.

Durante a aula:
- Falem para os alunos que na aula de hoje o tema será sobre a liderança de Jesus. Para conhecer os princípios dessa liderança, é necessário caminhar nos passos do mestre, isto é, neste caminho formado por estas 09 figuras de pés.
- Peçam que 01 aluno retire a primeira figura de pé e leia o que está escrito no verso. O aluno deverá deixar a figura no mesmo lugar com o nome a mostra.
Este procedimento deve acontecer até a última figura de pé.
- Agora, já conhecemos os nomes que identificam os princípios da liderança de Jesus. Agora, vamos estudar sobre cada uma delas.

Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 07: A liderança em o Novo Testamento (Juvenis)



Dinâmica: Os dons ministeriais
Objetivos:
 Refletir sobre os diferentes dons ministeriais descritos no Novo Testamento.

Material didático:
Papel 40 kg
Pincel atômico
Caneta ou lápis
Papel ofício ou A4 recortados

Atividade didática:
Entregue um pedaço de papel recortado a cada aluno. Faça a palavra JESUS bem grande no meio do papel 40 kg. Leia com os alunos o texto de Efésios 4.11-13. Logo em seguida escreva ao redor do nome JESUS os dons ministeriais descritos no texto de Efésios, que são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Solicite neste momento que os alunos escrevam no papel o dom ministerial que ele acredita ser de maior importância (fale que só pode escolher um dom). Logo após peça para que eles colem seus papeis na folha de papel 40 kg ( Diga que o papel deve ser colado próximo dom escolhido por eles). Agora pergunte a cada aluno porque ele acredita que aquele dom escolhido é o mais importante. Ouça-os atentamente.
Terminada a argumentação dos seus alunos sobre a escolha feita, explique que, na verdade não existem dons ministeriais mais importantes do que os outros, explique para Deus todos os dons tem o mesmo nível de importância. Esclareça que eles são chamados de dons ministeriais pelo fato do Novo Testamento destacá-los como um dom para as pessoas que exercem função ministerial ou de liderança na igreja. Diga que Paulo declara que Ele (Cristo) deu esses dons para: Primeiro preparar o povo de Deus ao trabalho cristão, ou seja, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado; e segundo para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus, ou seja, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Encerre mostrando que esse dom é de suma importância para Igreja.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Lição 06: Os profetas em Israel (Juvenis)


Dinâmica: Porta-Voz

Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.

Material:
Mensagem escrita: cartão, versículo bíblico, um texto de reflexão etc.

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe, previamente determinada por você. Quem receber a mensagem, deverá saber quem a enviou.
- Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos da classe.
- Agora, falem: as pessoas escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem para quem Ele quer.
- Para concluir, leiam:
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
- Agora, vamos estudar sobre o modelo de liderança dos profetas de Israel e quais características podem ser utilizadas para a liderança atual.


Por Sulamita Macedo.