terça-feira, 25 de outubro de 2016

Lição 05: A Grande Tribulação (Juvenis)


Dinâmica: A Máscara

Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Material:
01 máscara
03 alunos

Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Deixem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade.
Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.


Por Sulamita Macedo

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Lição 04: A importância da nação de Israel (Juvenis)


Dinâmica: O Relógio de Deus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico.

Material:
01 mapa Múndi
01 relógio grande(tipo de parede)

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.
- Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.
- Depois, falem sobre os conflitos que giram em torno dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.
- Em seguida, apresentem um relógio grande.
Aproveitem e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação das horas e nossas atividades.
- Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?
- Depois, falem sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus.


Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dinâmica da Lição 03: A Segunda Vinda de Cristo – o Arrebatamento da Igreja (Juvenis)


Dinâmica: Arrumando a Mala

Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.

Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 - Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 - Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 - Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo. Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Dinâmica da Lição 02: A morte e o estado intermediário da alma (Juvenis)


Dinâmica: O Destino Final

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o destino final dos mortos.


Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:
– Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
– Os alunos devem escolher um dos envelopes.
– Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.
– Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
– Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a perdição eterna.
– Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
– Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
– Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).


Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Lição 13: Diga não à corrupção! (Juvenis)


Dinâmica: De Olho na Vinha!

Objetivos:
Contextualizar o tema da aula “A Vinha de Nabote” com a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.

Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2).
Versículos digitados:
Número 01:  “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.

Procedimento:
- Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
- Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as raposas e as raposinhas: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Esta orientação não deve ser escutada pelos outros alunos.
- Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
- Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
 “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
- Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
- Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
- Falem: Mas... Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas, com atitudes negativas, de corrupção etc.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as raposas e as raposinhas devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma raposa ou raposinha entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
- Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.
- Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
 - Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia original desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lição 12: Ética cristã na vida escolar (Juvenis)



Dinâmica: Luz do Mundo

Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.

Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.

Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Lição 11: A ética cristã na mídia virtual e no uso de outras tecnologias (Juvenis)


Dinâmica: Tô Ligado!

Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.

Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.

Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
 através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”


Por Sulamita Macedo.