quinta-feira, 27 de julho de 2017

Subsídio Lição 05 - Despertamentos Espirituais Norte-Americanos

Lição 05

Despertamentos Espirituais Norte-Americanos
3° Trimestre de 2017
juvenis1
ESBOÇO DA LIÇÃO1. O PRIMEIRO GRANDE DESPERTAMENTO
2. O SEGUNDO GRANDE DESPERTAMENTO
3. O IMPACTO DOS DOIS GRANDES DESPERTAMENTOS NORTE-AMERICANOS
OBJETIVOS
Conhecer
as características do primeiro grande avivamento nos EUA;
Apontar as características do segundo grande avivamento nos EUA;
Destacar o impacto do avivamento nos Estados Unidos.
Querido (a) professor (a), na próxima aula estudaremos em classe os avivamentos ocorridos na América do Norte, no fim do século XVIII. Os impactos destes despertamentos espirituais atravessaram as paredes dos templos, cruzaram as fronteiras de estados, etnias, classes econômica, social e até mesmo as barreiras do tempo, repercutindo por séculos a fio. Além de corroborarem na esfera espiritual, impulsionando a criação de organizações dedicadas a difundir o Evangelho de Salvação mundo a fora; também influenciaram positivamente em importantes questões humanitárias mundiais, tais como: a abolição da escravatura, o avanço nos Direitos Humanos, combate ao abuso de álcool, etc. Como ocorria na Igreja retratada em Atos dos Apóstolos, os crentes “salgavam”, isto é, mudavam a realidade no qual estavam inseridos, impactavam o mundo. Quando isto não acontecer, algo precisa ser urgentemente revisto (Mt 5.13).

Debata esta questão com seus alunos. O que podem fazer, individual e coletivamente, para influenciar, mudar a realidade de violência, corrupção, vícios, etc. presentes na sociedade o qual estão inseridos, como Igreja de Cristo? Deixe que se expressem e cada um opine livremente. Peça que algum voluntário anote as sugestões consensuais e quem sabe organizem juntos um cronograma de oração e ação, colocando-as em prática.
Charles Finney, um dos maiores teólogos de todos os tempos, descreve uma igreja que, desesperadamente, precisa de um avivamento. Ele, que foi usado por Deus não somente para fazer teologia, mas também para incendiar a América com um poderoso despertar, sabia muito bem que o verdadeiro avivamento demanda uma vida santa, pura e íntegra:

‘Quando existe falta de amor fraternal e confiança entre os crentes, faz-se necessário um reavivamento. Há nesse momento, um forte clamor para que Deus reavive a sua obra. Espere por um reavivamento quando existirem dissensões, ciúmes e rumores maldosos entre os crentes. Essas coisas mostram que os cristãos se afastaram de Deus e que é hora de pensar seriamente em um reavivamento.

O reavivamento é necessário quando há um espírito mundano na igreja. Ela se afunda num estado de apostasia quando se vêem os cristãos conformes com o mundo em vestimenta, festas, buscas de diversões mundanas e leitura de romances imorais.

Quando a igreja encontrar seus membros caindo em pecados escandalosos e indecentes é tempo de despertar e clamar a Deus por um reavivamento’.
Tais palavras não parecem ter sido escritas para os dias de hoje? (ANDRADE, Claudionor de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.91)
 O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Dinâmica Lição 05: Despertamentos Espirituais Norte-Americanos


Dinâmica: Mais doce que o mel

Objetivo: Refletir sobre o tipo de coração que está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.

Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel

Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola(semelhante a esta ao lado).
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

terça-feira, 11 de julho de 2017

Lição 03: Raízes de Avivamento na História da Igreja


Dinâmica: Raízes do avivamento
 
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o legado do avivamento na Inglaterra e na Alemanha.
 
Material:
01 mapa múndi
02 nomes digitados: Puritanos e Pietistas

Procedimento:
- Coloquem o mapa sobre uma mesa.
- Peçam para que os alunos procurem no mapa a Inglaterra e a Alemanha.
- Falem: Nestes dois lugares encontram-se as raízes do avivamento.
- Apontando para estes países, falem: Na Inglaterra, encontramos os Puritanos; na Alemanha, os Pietistas.
- Então, coloquem os nomes Puritanos e Pietistas sobre o país a que se refere.
- Depois, falem: E é sobre eles que vamos estudar na aula de hoje.
- Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
 
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Lição 12: Um Chamado para ser Discípulo


Dinâmica: Chamado para ser discípulo

Objetivo:
Oportunizar momento de estudo sobre a chamada dos discípulos de Jesus, inserindo os alunos como novos discípulos também chamados pelo Mestre.

Material:
Nomes digitados: Discípulo
Nomes dos discípulos de Jesus
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Falem: Jesus chamou 12 pessoas para auxiliá-lo no seu ministério. Eles são chamados de discípulos. Coloquem o nome “Discípulo” no quadro.
- Perguntem: Qual o nome destes 12 discípulos?                      
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos indicarão alguns nomes. Depois acrescentem os nomes dos demais discípulos, no quadro, observando o que está escrito em Mateus 10. 2 a 4:
“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.
- Peçam para que os alunos repitam a leitura dos nomes, todos de uma vez, depois só os meninos, depois só as meninas, depois todos novamente.
- Falem sobre a chamada deles, mostrando alguns versículos, como:
“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal”(Mateus 10:1).
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”(Mateus 10:5-8).
- Depois, façam o seguinte:
O aluno fala: Jesus chamou os discípulos(fala 03 nomes dos discípulos) e  continua chamando mais discípulos. Ele me chamou e também... (falar os nomes dos colegas).
Este procedimento deve se repetir até todos os alunos participem.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Slide Lição 11 - A Ética do Reino de Deus


LIÇÃO Nº 11 – A ÉTICA DO REINO DE DEUS

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Juvenis: Jesus e o reino de Deus
COMENTARISTA: MARCOS TEDESCO
COMENTARISTA: EV. LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 11 – A ÉTICA DO REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO
Jesus pautou oito qualidades espirituais para um viver verdadeiramente feliz e diferenciado dos valores mundanos. Nesta lição estudaremos sobre o significado do discurso de Jesus no sermão do monte, a atualidade deste discurso, o viver de forma ética na sociedade e o viver sob o presidir do Espírito Santo.

I – O SERMÃO DO MONTE: A EXPRESSÃO DA ÉTICA DO REINO
Jesus ao proferir o Sermão do Monte enaltece as virtudes espirituais que são produzidas no coração do homem através do Espírito Santo, sendo estas qualidades contrárias aos valores sociais que valorizam as riquezas materiais, condição social ou sabedoria secular..(Lc 17:20-37)
1. PRINCÍPIOS DIVINOS DAS BEM-AVENTURANÇAS
...
II - O SERMÃO DO MONTE É UMA MENSAGEM PARA HOJE
A mensagem do Sermão do Monte nos mostra a verdadeira felicidade não sendo para o tempo presente e futuro uma mensagem ultrapassada ou obsoleta. Esta mensagem anuncia virtudes que atravessam fronteiras emocionais humanas ou pensamentos humanísticos, alcançando o coração do homem, sendo que uma vez alojadas neste, o transformam divinamente das trevas para a luz..Estas virtudes se revestem das seguintes características básicas:
i. Estas virtudes anunciadas pelo Senhor Jesus no monte são espirituais, apesar de se configurarem por comportamentos, e não podem ser recebidas naturalmente, ou seja, só são recebidas através do Espírito Santo. (Tg 1:17).
ii. O exercício espiritual destas virtudes é resultado de uma escolha do ser humano para exercê-las, de tal modo que não podem ser herdadas e nem transmitidas a outrem, são resultados de uma relação pessoal e individual do homem com Deus.
iii. Não são virtudes independentes, ao contrário, guardam entre si uma total dependência, ou seja, a mensagem é um fruto com oitos partes, digamos assim analogicamente, uma laranja com oito gomos. O homem que é habitante do reino dos céus detêm em sua integralidade as virtudes manifestadas pelo Senhor Jesus no Sermão do Monte. (Rm 4:6-8)
III - VIVENDO A ÉTICA DO REINO NA SOCIEDADE
O cristão verdadeiro é conhecido pelos seus frutos no que concerne ao seu comportamento moral, social e espiritual diante de Deus e da sociedade. A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-a como uma pessoa que pode se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito que se correlaciona com as bem aventuranças proferidas por Jesus no monte. (Gl 5:22-23)
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_juvenis_lic3a7c3a3o-11_a-c3a9tica-do-reino-de-deus.pdf Acesso em 07 jun. 2017.


Para continuar lendo este artigo, inclusive com quadros omitidos nesta apresentação, baixe o anexo no link abaixo.

Lição 11: A ética do Reino de Deus


Dinâmica: Caixa da Felicidade

Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.

Material:
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/