quinta-feira, 25 de abril de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 4 – OS REIS DE JUDÁ E DE ISRAEL




INTRODUÇÃO

Apresente passagem da leitura bíblica em classe (17.14-20). Se ajusta ao tempo de Moisés na véspera de entrar na terra (14) na mesma proporção em que não se ajusta em outro tempo. A monarquia é tratada como instituição permitida, pois não é estado ordenado; era uma concessão ao desejo de os israelitas serem como as nações ao redor. Pela maior parte de sua história, Israel existiu como nação sem rei. O rei (15) devia evitar os vícios dos monarcas orientais: amor ao poder (16), às mulheres e à riqueza (17). Foi o segundo destes itens que causou a queda de Salomão (1 Rs 11.1-13), e pela multiplicação de cavalos (16) ele entrou em relações comerciais com o Egito (cf. 1 Rs 10.28,29). O rei tinha de escrever para si uma cópia da lei, provavelmente Deuteronômio mas, possivelmente, todo o Pentateuco. Tinha de lê-lo constantemente e observá-lo, para que tivesse um reinado longo e seus filhos o sucedessem. Seria escolhido dentre seus irmãos (15) e permanecer irmão, embora fosse rei (20). Era Deus quem fazia a escolha (15), expressa por intermédio de seus servos, os profetas, e endossado pelo povo (cf. 1 Sm 10.24; 16.11-13; 2 Sm 5.1-3; 2 Rs 9.1-13).

I . O REI COMO LÍDER – CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE (Subsídio Complementares)
Um dos Requerimentos Civis para um rei deveria ser Israelense, e não estrangeiro, e durante rel reinado deveria evitar acordos políticos com nações estrangeiras ou as demais que poderia leva-los a idolatria, essas recomendações foram dadas a eles antes de entrarem na Terra Prometida, Deus os preparou advertiu e ensinou seu povo o caminho mais eficaz para preservara-los de evitar que caiam em perigos .
— As regras que seguem antecipam o pedido que os israelitas fariam: um rei. No tempo de Moisés, a nação de Israel era privilegiada por ser diferente das outras nações, pois tinha Deus como seu Rei (Êx 15.18; Nm 23.21). Quando os problemas emergiram durante o período dos juízes, alguns tentaram estabelecer uma realeza (Jz 9.1-6).

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Dinâmica Lição 04: Os reis de Judá e de Israel


Dinâmica: Caminhos opostos na liderança

Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a liderança de rei Ezequiel e Acabe.
Extrair lições destes dois tipos de líderes.

Material:
01 figura de um semáforo
05 pedaços de cartolina vermelha
04 pedaços de cartolina verde
01 pedaço de cartolina amarela

Procedimento:

Antes da aula:
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina vermelha as seguintes características referentes ao rei Acabe:
Ímpio casou-se com uma princesa idolatra e ímpia
Tornou-se ímpio e idólatra
Perseguiu um profeta
Praticou injustiça
Fez aliança com um rei ímpio
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina verde as seguintes características referentes ao rei Ezequiel:
Estabeleceu o culto ao senhor
Ordenou a purificação do templo e dos levitas
Celebrou a Páscoa
Organizou o serviço dos sacerdotes e dos levitas

Na aula:
- Fixem em local visível a figura do semáforo.
- Perguntem:
Qual a finalidade de um semáforo?
Como deve ser utilizado um semáforo?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem que o que vamos aprender nesta aula referente a liderança de 02 reis, pode ser comparada ao uso de um semáforo.
- Falem: O rei Acabe reinou 22 anos no reino do norte – Israel e o rei Ezequiel reinou 29 anos no reino do sul – Judá.
- Distribuam os pedaços de cartolinas entre os alunos.
- Peçam para que cada aluno, que recebeu o recorte em cor vermelha, leia para a turma. Em seguida, devem ler os que receberam os recortes na cor verde.
- Depois da leitura, perguntem:
De quem são estas características?
(Lembrem-se de que vocês já falaram os nomes dos 02 reis. Esta será uma forma de testar a atenção deles).
- Em seguida, vocês falem que as características negativas são do rei Acabe e as positivas do rei Ezequiel.
- Perguntem: Por que estão nestas cores? Acabe com a vermelha e Ezequiel com a cor verde?(neste momento, apontem para o semáforo).
Deixem que os alunos pensem, aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a cor verde do semáforo indica que há condições de ir adiante, de prosseguir, de imitar, tal qual as características da liderança de Ezequiel que podem ser imitadas. Porém, a cor vermelha do semáforo nos adverte para não prosseguir, isto é, parar para que não haja problemas, tais quais as características do rei Acabe.
- Falem: Mas, está faltando a cor amarela do semáforo! Ela nos indica o cuidado para com as ações quando estamos na liderança. Ter atenção para buscar exemplos positivos.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Dinâmica Lição 03: Moisés – o líder da Lei


Dinâmica: O Exemplo de Moisés

Objetivo: Promover o estudo sobre as características da liderança de Moisés.

Material:
Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo).
Características da liderança de Moisés(digitadas)
Fita adesiva
Pincel atômico
01 tubo de cola

Procedimento:

Antes da aula:
Colem as características debaixo de cada pé
Dedicado
Humilde
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador - na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)
Agenda lotada(“... de manhã ao por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Montem no piso da classe um caminho com as figuras dos pés, já com as características coladas neles.
- Falem: Este caminho representa o caminhar do líder Moisés desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou negativas.
- Agora falem: Vamos conhecê-las?
- Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e escolham um pé e leiam a característica contida nele.
É interessante que após a leitura de cada característica, o professor fale qual foi a situação na qual esta característica pode ser vista na liderança de Moisés.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de março de 2019

Dinâmica Lição 12: Louvor no Novo Testamento


Dinâmica: O motivo para louvar a Deus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o motivo para louvar a Deus e a Jesus.

Material:
Cartolina de 02 cores diferentes(amarelo e vermelho, como sugestão)
Pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
Bíblia

Procedimento:
Antes da aula:
Recortem 04 pedaços de cartolina amarela e escrevam em cada parte os seguintes versículos: Lc 1. 46 e 47, Lc 2.13 e 14, Lc. 25 a 30 e Lc 2.36 a 38.
Recortem 04 pedaços de cartolina vermelha e escrevam em cada parte os seguintes versículos: Mt 9. 18, Jo 9. 35 a 38, Mt 8.2, Mc 5. 5 e 6.
Na aula:
- Fixem no quatro 04 pedaços de cartolina amarela com os versículos abaixo, a mostra:
Lc 1. 46 e 47
Lc 2.13 e 14
Lc. 25 a 30
Lc 2.36 a 38
- Peçam para que os alunos abram as Bíblias nos versículo e leiam uma de cada vez. À medida que forem lidos, escrevam do lado do versículo a pessoa que estava adorando.
- Nos versículos que foram lidos, quais os motivos que levaram Maria, os anjos, Simeão e Ana a adorarem a Deus?
Por causa do Messias prometido que era o próprio Deus encarnado.
- Adoração neste caso não é apenas cantar belos hinos, mas sobretudo o reconhecimento do poder de Deus no cumprimento de suas promessas.
- Em seguida, fixem os 04 pedaços de cartolina vermelha, com os versículos a mostra e peçam que os alunos leiam cada um deles.
- Agora, nestes outros versículos, quem adorou e quem foi adorado e por quê?
Mt 9. 18
Jo 9. 35 a 38
Mt 8.2
Mc 5. 5 e 6
Após a leitura escrevam ao lado de cada versículo, quem adorou e quem foi adorado.
- Jesus foi adorado por Jairo, um cego que foi curado, um leproso que também foi limpo e até pelos demônios, pois foi uma forma de reconhecer que Jesus era Deus.
- E na igreja que se chama primitiva, qual o motivo para louvar?
Paulo aponta quais os elementos do culto cristão: Cl 3.16
- E qual o motivo para louvarmos a Deus?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: O nosso louvor deve ser para Deus, como reconhecimento de sua soberania. O louvor não deve ser para nossa satisfação pessoal, mas louvar para honrar e glorificar a Deus.
- Para concluir, leiam:
 “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”(Sl 150.6).


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/

Slide LIÇÃO Nº 12 – LOUVOR EM O NOVO TESTAMENTO




fonte: https://portalebd.org.br/classes/juvenis/3764-licao-12-louvor-em-o-novo-testamento-ii

segunda-feira, 11 de março de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 11 – O LOUVOR DE DAVI




Dinâmica Lição 11: O louvor de Davi


Dinâmica: Desenrole que aparece!

Objetivos:
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer o cuidado de Deus para conosco.

Material:
01 rolo de papel toalha do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
Procedimento:
- Falem: O rolo de papel higiênico vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisaram dele.  Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
- Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção (sucesso no vestibular).
04 partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo, emprego, Salvação)
- Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
- Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que  tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original desconhecida


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/