segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dinâmica da Lição 06: Eu, um levita? (Juvenis)


Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão.
Realizar auto avaliação do serviço que prestamos como levitas.

Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.


Por Sulamita Macedo.


Dinâmica 02: Os levitas atuais

Objetivo:
Mostrar a verdadeira função dos levitas e quem são os levitas dos dias atuais.

Material didático:
Bexigas de cores escuras
Uma caixa grande
Papeis recortados com palavras escritas
Lápis hidrocor

Atividade didática:
Antes da Aula:
Separe algumas bexigas e coloque dentro delas algum papeis recortados com palavras como: Recepção, trabalho na cantina, limpeza da igreja, cantor, professor da EBD, pregador, evangelização, serviços voluntários. Encontre também uma caixa grande e coloque no meio da sala.
Durante a aula:
Diga que no período do Antigo Testamento alguns dos deveres e funções dos Levitas eram:
Os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes. Os filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo. Os filhos de Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu átrio. (ver em Nm 3 e 4).
Vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros, cantores, instrumentistas e até o tesoureiro era levita (1 Cr. 26.20-28; 2 Cr. 5.13; 34.12). Nos dias atuais levitas são todas as pessoas que exercem algum tipo de atividade na casa de Deus, da maior a menor, de grande destaque a mais humilde.
Após a explicação encha as bexigas e entregue aos alunos. Cada bexiga deve ter o nome do aluno e a palavra levita. Diga que cada bexiga representa o aluno e a sua função como levita que pode ser desenvolvida na casa de Deus. Solicite que elss, um a um, vão depositando sua bexiga na caixa. Em seguida cada aluno deve estourar a sua bexiga e ver qual o tipo de função que ele escolheu como levita na casa do Senhor. Explique que não importa a função ou o trabalho que fazemos na casa de Deus, faça com amor e dedicação, pois aquele serviço que está sendo feito pode ser considerado como um serviço de um levita.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário