Dinâmica: Com
a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão.
Realizar auto avaliação do serviço que prestamos
como levitas.
Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas
mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço,
ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra
do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do
hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa
ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em
oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos
apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam
capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica 02: Os levitas
atuais
Objetivo:
Mostrar a verdadeira função dos levitas e quem são os
levitas dos dias atuais.
Material didático:
Bexigas de cores escuras
Uma caixa grande
Papeis recortados com palavras escritas
Lápis hidrocor
Atividade didática:
Antes da Aula:
Separe algumas bexigas e coloque dentro delas algum papeis
recortados com palavras como: Recepção, trabalho na cantina, limpeza da igreja,
cantor, professor da EBD, pregador, evangelização, serviços voluntários.
Encontre também uma caixa grande e coloque no meio da sala.
Durante a aula:
Diga que no período do Antigo Testamento alguns dos deveres
e funções dos Levitas eram:
Os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os
móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes. Os
filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo. Os filhos de
Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu
átrio. (ver em Nm 3 e 4).
Vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre
eles porteiros, guardas, padeiros, cantores, instrumentistas e até o tesoureiro
era levita (1 Cr. 26.20-28; 2 Cr. 5.13; 34.12). Nos dias atuais levitas são
todas as pessoas que exercem algum tipo de atividade na casa de Deus, da maior
a menor, de grande destaque a mais humilde.
Após a explicação encha as bexigas e entregue aos alunos.
Cada bexiga deve ter o nome do aluno e a palavra levita. Diga que cada bexiga
representa o aluno e a sua função como levita que pode ser desenvolvida na casa
de Deus. Solicite que elss, um a um, vão depositando sua bexiga na caixa.
Em seguida cada aluno deve estourar a sua bexiga e ver qual o tipo de função
que ele escolheu como levita na casa do Senhor. Explique que não importa a
função ou o trabalho que fazemos na casa de Deus, faça com amor e dedicação,
pois aquele serviço que está sendo feito pode ser considerado como um serviço
de um levita.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário