Dinâmica: Diga sim a
vida
Objetivo:
Refletir sobre o valor da vida
Material:
Pequenas caixas ou sacos de papel,
Frases digitalizadas:
Não matarás, a vida é um presente de Deus, valorize a vida, só Deus dá e tira a
vida, enquanto há vida há esperança, escolhe pois a vida, precisamos entender o
significado da vida, a vida é muito importante, etc.
Desenvolvimento:
Coloque as palavras nas varias caixas ou sacos. Uma em cada.
Escolha oito ou mais alunos, dependendo da quantidade de palavras que você escreveu,
e entregue um para cada. Um por vez deve vir à frente e abrir a caixa. Ao abrir
e ver o seu conteúdo deve ler em voz alta e fazer um comentário sobre o assunto
para o grupo. Quando todos tiverem participado, exponha os conteúdos das caixas
e solicite ao grupo que estabeleça entre eles a importância de cada frase e a
sua relação com o tema da lição.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José.
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: A
Vida por um fio
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão
Procedimento:
- Organizem a turma em círculo. O condutor da
dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou cordão não vamos forma
uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo
indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador
da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega
da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da
esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo procedimento, até que todos
estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de cordão entre uma mão e
outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão representa o fio da
vida.
- Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica
deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as
duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da
vida de vários colegas. Mas, uma mulher grávida decide por cortar o fio da vida
de um ser indefeso e inocente, provocando um aborto, exterminando uma vida, que
somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita
Macedo.
Dinâmica:
Eutanásia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
Material:
01 pequeno texto para cada aluno(vejam no
procedimento)
01 celular ou outro objeto com pilha
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a seguinte situação por
escrito:
A bateria do seu celular está descarregada. Então,
quando você coloca o celular para carregar, falta energia. E agora? O que eu
vou fazer sem celular, sem internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da
irmã, que a bateria não funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar
direto na tomada. Mas, sem energia? Você está sem conexão virtual com o mundo,
com as pessoas. Você decide sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo
para o shopping, mas o controle do portão não funciona. E agora, como você se sente diante desta
situação?
- Orientem para que eles leiam e reflitam sobre
esta situação.
- Observem atentamente qual a reação deles e o que
eles vão falar sobre isto.
Certamente vão falar que se sentem muito
incomodados diante de todos estes problemas devido a falta de energia,
principalmente pelo fato de não terem acesso a internet, a conexão com o mundo,
com as pessoas.
- Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a
falta de energia, pode causar vários transtornos para você, impossibilitando o
contato com as pessoas e até dificuldade para sair de casa.
E quando alguém decide por cortar a “energia” de
alguém, isto é, o fio da vida, consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do
mundo e do convívio com seus familiares?
- Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem um celular ligado ou outro objeto que
tenha pilha, depois vocês retiram a bateria do celular ou as pilhas do outro
objeto.
Falem: É como este objeto que sem a força da
energia contida na bateria não funciona, assim é vida de pessoas que estão
doentes e que podem ter a vida interrompida intencionalmente.
Aqui foi demonstrado de forma simples o que pode
causar a falta de bateria de um objeto e quando isto se relaciona com a vida de
uma pessoa?
O doente tem sua “energia cortada, interrompida”
pela decisão de alguém, que consente na morte provocada, desligando os
aparelhos e por consequência do mundo e das pessoas.
- Perguntem: Isto é justo?
Aguardem o posicionamento dos alunos.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que
certamente devem ser abordados os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia,
enfatizando os princípios bíblicos que envolvem o assunto.
Por Sulamita Macedo.
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