Dinâmica: O Naufrágio
Objetivo:
Refletir a respeito
da importância de uma escolha e quais as consequências que ela trará para nossa
vida.
Materiais didáticos:
Quadro negro,
giz,
pedaços de papel,
lápis ou caneta.
Atividade didática:
Distribuir um
pedaço de papel e lápis para cada participante.
1. O professor
desenha um barco no quadro, e diz ao grupo que aquele barco está navegando em
alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO PASSAGEIROS;
2. Os passageiros
são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM BANQUEIRO, UMA DENTISTA, UMA DONA DE CASA,
UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, UM PASTOR , UM LADRÃO,
UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM BÊBADO, UMA ATRIZ FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA
CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM OPERÁRIO;
3. Uma repentina
tempestade avaria o barco e ele começa a afundar;
4. Existem apenas
dois barcos salva-vidas;
5. Um foi
arrebatado pela tripulação, todos os membros da tripulação entraram nele e este
barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6. No outro barco
salva vidas só cabem três pessoas. Como só o ATLETA sabe manejar esse barco,
ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o controle do barco e grita que
pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se
você tivesse o poder de decidir, nesse momento, quem você salvaria?
Neste momento mande
que todos, individualmente, tomem uma decisão. Salvem dois passageiros, e
escrevam no papel em suas mãos, a sua escolha; logo após, cada um deve ler a
sua escolha, explicando os motivos que o levaram a escolher aquelas duas
pessoas para serem salvas.
- Pede-se que
alguns voluntários digam o que sentiram ao ter que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica
dizendo:
- É claro que não
se pode contestar as escolhas pessoais de cada um de nós nem os motivos que a
determinaram; mas o objetivo da dinâmica é nos levar a refletir que, às vezes,
repentinamente, temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que as
nossas escolhas geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso
futuro.
Israel foi tratado
com todo carinho, cuidado e amor, no entanto o povo preferiu escolher o caminho
da desobediência e insubmissão, e o resultado dessa escolha errada foi ruina,
catástrofe, morte, fome, miséria e toda sorte de infortúnio.
– Não podemos
colocar as emoções à frente da razão no momento de tomar uma decisão ou fazer
uma escolha.
- Cada escolha que
fazemos terá consequência: boa ou ruim.
- As consequências
estão diretamente ligadas à qualidade das nossas escolhas.
Não podemos
escolher a cor dos nossos olhos, o nosso tom de pele ou a nossa família. Porém,
na vida há escolhas que podemos fazer. Você pode escolher qual profissão seguir,
pode escolher com quem deseja se casar e também o número de filhos que vai ter.
Porém, o mais importante em nossas escolhas é procurar sempre saber qual é a
vontade de Deus em nossas vidas. Não devemos escolher nada sem antes consultar
ao Senhor.
Adaptação da
dinâmica: Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Você Sabe Seguir Instruções?
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da obediência à Palavra de Deus.
Promover
de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se
embaraçando com outros apelos.
Material:
01
cópia para cada aluno da atividade “Você sabe seguir instruções?”(ver abaixo) e
caneta.
Procedimento:
-
Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
-
Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
-
Observem as atitudes dos alunos.
-
Conforme orientação inicial do texto, o aluno deveria ler tudo antes de
realizar qualquer outra ação. Mas, os apressados não observam esta consigna e
realizam as ações solicitadas.
-
Durante a execução da atividade, observem se algum aluno observou a orientação
inicial do texto e, sem que os demais vejam, solicitem que não falem que os
colegas estão errados.
-
Depois que todos terminarem, trabalhem com os alunos sobre a importância de
observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem
observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem
as respostas.
-
Então, falem: Muitas vezes não observamos o que a Bíblia nos ensina e nos
adverte e, por consequência, cometemos
falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e obedecer.
-
Leiam:
Sl
119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!
Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho”.
Mt
7.24 “Todo aquele que, pois, que escuta
estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou
a sua casa sobre a rocha”.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Texto da Dinâmica: Você sabe seguir instruções?
Leia
tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01
– Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02
– Passe um círculo em volta da palavra nome.
03-
Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04
– Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05
– Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06
– Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07
– Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08
– Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço
direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09
– Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da
cadeira por 10 segundos.
10
– Conte em voz alta de 10 a 01.
11
– Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12
– Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13
– Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14
– Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a
frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao
seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário