terça-feira, 2 de agosto de 2016

Dinâmica da Lição 6: Parábola do Castigo e Exílio de Judá (Jovens)



Dinâmica: O Naufrágio

Objetivo:
Refletir a respeito da importância de uma escolha e quais as consequências que ela trará para nossa vida.
Materiais didáticos:
Quadro negro,
giz,
pedaços de papel,
lápis ou caneta.
Atividade didática:
Distribuir um pedaço de papel e lápis para cada participante.
1. O professor desenha um barco no quadro, e diz ao grupo que aquele barco está navegando em alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO PASSAGEIROS;
2. Os passageiros são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM BANQUEIRO, UMA DENTISTA, UMA DONA DE CASA, UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, UM PASTOR , UM LADRÃO, UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM BÊBADO, UMA ATRIZ FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM OPERÁRIO;
3. Uma repentina tempestade avaria o barco e ele começa a afundar;
4. Existem apenas dois barcos salva-vidas;
5. Um foi arrebatado pela tripulação, todos os membros da tripulação entraram nele e este barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6. No outro barco salva vidas só cabem três pessoas. Como só o ATLETA sabe manejar esse barco, ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o controle do barco e grita que pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se você tivesse o poder de decidir, nesse momento, quem você salvaria?
Neste momento mande que todos, individualmente, tomem uma decisão. Salvem dois passageiros, e escrevam no papel em suas mãos, a sua escolha; logo após, cada um deve ler a sua escolha, explicando os motivos que o levaram a escolher aquelas duas pessoas para serem salvas.
- Pede-se que alguns voluntários digam o que sentiram ao ter que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica dizendo:
- É claro que não se pode contestar as escolhas pessoais de cada um de nós nem os motivos que a determinaram; mas o objetivo da dinâmica é nos levar a refletir que, às vezes, repentinamente, temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que as nossas escolhas geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso futuro.
Israel foi tratado com todo carinho, cuidado e amor, no entanto o povo preferiu escolher o caminho da desobediência e insubmissão, e o resultado dessa escolha errada foi ruina, catástrofe, morte, fome, miséria e toda sorte de infortúnio.
– Não podemos colocar as emoções à frente da razão no momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
- Cada escolha que fazemos terá consequência: boa ou ruim.
- As consequências estão diretamente ligadas à qualidade das nossas escolhas.


 Não podemos escolher a cor dos nossos olhos, o nosso tom de pele ou a nossa família. Porém, na vida há escolhas que podemos fazer. Você pode escolher qual profissão seguir, pode escolher com quem deseja se casar e também o número de filhos que vai ter. Porém, o mais importante em nossas escolhas é procurar sempre saber qual é a vontade de Deus em nossas vidas. Não devemos escolher nada sem antes consultar ao Senhor.

 Adaptação da dinâmica: Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br




Dinâmica: Você Sabe Seguir Instruções?

Objetivos:
Refletir sobre a importância da obediência à Palavra de Deus.
Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material:
01 cópia para cada aluno da atividade “Você sabe seguir instruções?”(ver abaixo) e caneta.

Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos alunos.
- Conforme orientação inicial do texto, o aluno deveria ler tudo antes de realizar qualquer outra ação. Mas, os apressados não observam esta consigna e realizam as ações solicitadas.
- Durante a execução da atividade, observem se algum aluno observou a orientação inicial do texto e, sem que os demais vejam, solicitem que não falem que os colegas estão errados.
- Depois que todos terminarem, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem as respostas.
- Então, falem: Muitas vezes não observamos o que a Bíblia nos ensina e nos adverte e, por consequência,  cometemos falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e obedecer.
- Leiam:
Sl 119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho”.
Mt 7.24 “Todo aquele que, pois,  que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto da Dinâmica: Você sabe seguir instruções?

Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autoria desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário