Dinâmica:
A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências
positivas e o cuidado com as negativas.
Material:
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e
divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo
no procedimento)
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
- Depois,
apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
- Agora, dividam a turma em 02 grupos.
- Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa
cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam
que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o
exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na
amizade?
- Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade.
Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na
cartolina.
- Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos
apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas
influências positivas e negativas.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário