Dinâmica: Quem
é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas: Personagem mais importante da
História, Grande Filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista
Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu
sou?”
Digitar esta resposta: Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu
sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és o Cristo, o
Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a 05
Colocar no envelope 01 as expressões: Personagem
mais importante da História, Grande filósofo, Comunista, Revolucionário
Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os
homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no envelope 03: Uns João
Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no envelope 05: “Tu és o
Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
– Perguntem para os alunos: Para vocês quem é
Jesus?
Entreguem para cada aluno meia folha de papel
ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
– Coloquem estas respostas ao redor da palavra
JESUS.
– Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam
para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem mais importante da história, Um grande
filósofo, Um comunista, Um revolucionário político, Idealista religioso, Homem
polêmico
– Falem: Estas palavras ou expressões representam
aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
– Entreguem
o envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt
16.13b)
Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem perto do nome JESUS,
para indicar que foi realizada por Jesus.
– Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus
discípulos.
– Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e
peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um
dos profetas
Coloquem estas palavras ao redor do nome JESUS.
– Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e
peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt
16.15)
– Agora, entreguem o último envelope(05) para outro
aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos
discípulos de Jesus.
– Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre
quem é Jesus.
– Depois, façam uma breve reflexão sobre as
respostas que estão ao redor do nome JESUS.
– Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no
centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a influência de
Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e tão significativa que a
História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
– Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
– Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso
conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário