Dinâmica: Convivência
Objetivo:
Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou
promovido nos relacionamentos.
Material: Para
cada aluno
½
folha de papel ofício
Lápis
grafite
01
borracha
Procedimento:
-
Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
-
Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o
que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e
dorme etc.
-
Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
-
Depois, falem:
Vocês
observaram que todos aqui são diferentes?
O
que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se
relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então,
como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa
comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O
que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento
para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
-
Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado
situações conflitivas.
- Falem:
observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há
características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem
que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está
legal.
Por
Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário