terça-feira, 2 de agosto de 2016

Dinâmica da Lição 6: A ética cristã e o bullying (Juvenis)


Dinâmica: Discriminação, não!

Objetivo: Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.


Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
- Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença, discriminação, Bullying, falta de respeito.
- Falem: Comece por você, não discriminando ninguém. Faça a diferença!
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Indicação de Leitura

Leiam este texto sobre Bullying, no momento da preparação da aula:

                   Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
                   O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
                   O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
                   As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
                   As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
                   O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
                   No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
                   Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola, Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm




Dinâmica: Vencendo o bullying

Objetivo:
Desenvolver em cada aluno a autoconfiança, para não ser afetado pelo bullying.
Material didático:
Folhas de papel A4 ou ofício
Caneta ou lápis
Atividade Didática:
Entregue a cada aluno uma folha de papel A4 ou ofício. Em seguida convide-os a escrever as qualidades que caracterizam sua inteligência, sua gentileza, sua afetuosidade, sua honestidade em fim, tudo aquilo que ele tem de bom. Agora peça para que cada aluno troque a sua folha com outro aluno. Neste momento solicite que todos os alunos amassem a folha o máximo que puder, sem rasurar. Logo após requisite a cada um devolver a folha amassada ao seu legítimo dono. Peça para que todos alise o papel amassado, e em seguida pergunte se as qualidades escritas no papel ainda continuam lá ou desapareceram, obviamente, elas não desapareceram. Você pode fazer o aluno entender que, da mesma forma, apesar do que os outros dizem e do jeito como o tratam, seu valor, seu caráter permanece intacto e imutável, pois não são os outros que vão determinar quem você é ou quem você deve ser. Não importa o que as outras pessoas falem de você, não importa se alguém tenta nos humilhar ou nos ridicularizar, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre foi, e se mudar mude para melhor. Não fique na cama... a menos que você possa fazer dinheiro deitado.



Dinâmica: Flores diferentes, porém importantes

Objetivo:
Estimular reflexão sobre o respeito as diferenças.

Materiais didáticos:
 Fotos variadas de diferentes tipos e formas de flores.

Atividade didática:
1. Providencie fotos variadas de diferentes tipos e formas de flores e peça para que cada aluno escolha uma.
2. Questione seus alunos sobre o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor.
3. Reflita com os alunos sobre o fato de cada flor ter as diferentes cores, perfume, textura, formas, etc.
4. Chame a atenção para o fato de as flores serem diferentes e, nem por isso, menos belas e apreciadas.
5. oriente-os a olharem uns para os outros e diga que assim como as flores, cada um é diferente, mas, apesar disso, tem o seu valor e sua importância.

Aproveite para abordar as características de cada um (tipo e cor de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele etc).



Dinâmica: As duas maçãs

Objetivo:
Mostrar como a prática do bullying machuca as pessoas.

Materiais didáticos:
 Duas maçãs

Atividade didática:
Adquira duas maçãs grandes e bonitas. No dia da aula bata uma delas no chão repetidamente, mas de maneira delicada, sem que os alunos saibam disso.
No momenta da dinâmica apresenta as duas maçãs e mostre a semelhança entre as duas frutas: grandes e bonitas.
Pegue a maça que foi batida no chão e comece a dizer que não gosta dela, que ela é feia, nojenta, horrível, que tem uma cor horrível, que é muito pequena e que queria que os alunos xingassem também a fruta. Eles vão estranhar, mas incita em seu pedido: cada aluno deve dizer algum tipo de xingamento com a fruta.
Em seguida, pegue a segunda maçã e entregue a um dos alunos e mande que ele passe de um aluno para o outro, mas desta vez, dizendo palavras gentis. "Você é uma maçã adorável", "sua casca é bonita", "que cor bonita você tem", etc.
Depois segure as duas maçãs e diga: Vejam, as duas maçãs continuavam iguais!
Então corte a maçã elogiada ao meio. Mostre como ela está clarinha, fresca e bem suculenta por dentro. Logo após corte também a maçã xingada que estará toda machucada e molenga por dentro.

Explique que, os machucados, os pedacinhos partidos, é como cada um de nós nos sentimos quando alguém nos maltrata com suas ações ou palavras, quando sofremos bullying. Diga que não são apenas as agressões físicas que machucam, a agressão verbal é uma forma de violência psicológica.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Adaptada por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br 

Dinâmica da Lição 6: Parábola do Castigo e Exílio de Judá (Jovens)



Dinâmica: O Naufrágio

Objetivo:
Refletir a respeito da importância de uma escolha e quais as consequências que ela trará para nossa vida.
Materiais didáticos:
Quadro negro,
giz,
pedaços de papel,
lápis ou caneta.
Atividade didática:
Distribuir um pedaço de papel e lápis para cada participante.
1. O professor desenha um barco no quadro, e diz ao grupo que aquele barco está navegando em alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO PASSAGEIROS;
2. Os passageiros são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM BANQUEIRO, UMA DENTISTA, UMA DONA DE CASA, UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, UM PASTOR , UM LADRÃO, UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM BÊBADO, UMA ATRIZ FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM OPERÁRIO;
3. Uma repentina tempestade avaria o barco e ele começa a afundar;
4. Existem apenas dois barcos salva-vidas;
5. Um foi arrebatado pela tripulação, todos os membros da tripulação entraram nele e este barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6. No outro barco salva vidas só cabem três pessoas. Como só o ATLETA sabe manejar esse barco, ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o controle do barco e grita que pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se você tivesse o poder de decidir, nesse momento, quem você salvaria?
Neste momento mande que todos, individualmente, tomem uma decisão. Salvem dois passageiros, e escrevam no papel em suas mãos, a sua escolha; logo após, cada um deve ler a sua escolha, explicando os motivos que o levaram a escolher aquelas duas pessoas para serem salvas.
- Pede-se que alguns voluntários digam o que sentiram ao ter que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica dizendo:
- É claro que não se pode contestar as escolhas pessoais de cada um de nós nem os motivos que a determinaram; mas o objetivo da dinâmica é nos levar a refletir que, às vezes, repentinamente, temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que as nossas escolhas geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso futuro.
Israel foi tratado com todo carinho, cuidado e amor, no entanto o povo preferiu escolher o caminho da desobediência e insubmissão, e o resultado dessa escolha errada foi ruina, catástrofe, morte, fome, miséria e toda sorte de infortúnio.
– Não podemos colocar as emoções à frente da razão no momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
- Cada escolha que fazemos terá consequência: boa ou ruim.
- As consequências estão diretamente ligadas à qualidade das nossas escolhas.


 Não podemos escolher a cor dos nossos olhos, o nosso tom de pele ou a nossa família. Porém, na vida há escolhas que podemos fazer. Você pode escolher qual profissão seguir, pode escolher com quem deseja se casar e também o número de filhos que vai ter. Porém, o mais importante em nossas escolhas é procurar sempre saber qual é a vontade de Deus em nossas vidas. Não devemos escolher nada sem antes consultar ao Senhor.

 Adaptação da dinâmica: Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br




Dinâmica: Você Sabe Seguir Instruções?

Objetivos:
Refletir sobre a importância da obediência à Palavra de Deus.
Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material:
01 cópia para cada aluno da atividade “Você sabe seguir instruções?”(ver abaixo) e caneta.

Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos alunos.
- Conforme orientação inicial do texto, o aluno deveria ler tudo antes de realizar qualquer outra ação. Mas, os apressados não observam esta consigna e realizam as ações solicitadas.
- Durante a execução da atividade, observem se algum aluno observou a orientação inicial do texto e, sem que os demais vejam, solicitem que não falem que os colegas estão errados.
- Depois que todos terminarem, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem as respostas.
- Então, falem: Muitas vezes não observamos o que a Bíblia nos ensina e nos adverte e, por consequência,  cometemos falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e obedecer.
- Leiam:
Sl 119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho”.
Mt 7.24 “Todo aquele que, pois,  que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto da Dinâmica: Você sabe seguir instruções?

Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autoria desconhecida.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 05: Ética cristã na valorização da vida (Juvenis)



Dinâmica: Diga sim a vida

Objetivo:
Refletir sobre o valor da vida

Material:
Pequenas caixas ou sacos de papel,
 Frases digitalizadas: Não matarás, a vida é um presente de Deus, valorize a vida, só Deus dá e tira a vida, enquanto há vida há esperança, escolhe pois a vida, precisamos entender o significado da vida, a vida é muito importante, etc.

Desenvolvimento:
Coloque as palavras nas varias caixas ou sacos. Uma em cada. Escolha oito ou mais alunos, dependendo da quantidade de palavras que você escreveu, e entregue um para cada. Um por vez deve vir à frente e abrir a caixa. Ao abrir e ver o seu conteúdo deve ler em voz alta e fazer um comentário sobre o assunto para o grupo. Quando todos tiverem participado, exponha os conteúdos das caixas e solicite ao grupo que estabeleça entre eles a importância de cada frase e a sua relação com o tema da lição.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José.

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Dinâmica: A Vida por um fio

Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.

Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão

Procedimento:
- Organizem a turma em círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão representa o fio da vida.
- Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma mulher grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente, provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
 Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Eutanásia

Objetivo: Introduzir o estudo sobre Eutanásia.

Material:
01 pequeno texto para cada aluno(vejam no procedimento)
01 celular ou outro objeto com pilha

Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a seguinte situação por escrito:
A bateria do seu celular está descarregada. Então, quando você coloca o celular para carregar, falta energia. E agora? O que eu vou fazer sem celular, sem internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da irmã, que a bateria não funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar direto na tomada. Mas, sem energia? Você está sem conexão virtual com o mundo, com as pessoas. Você decide sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo para o shopping, mas o controle do portão não funciona.  E agora, como você se sente diante desta situação?
- Orientem para que eles leiam e reflitam sobre esta situação.
- Observem atentamente qual a reação deles e o que eles vão falar sobre isto.
Certamente vão falar que se sentem muito incomodados diante de todos estes problemas devido a falta de energia, principalmente pelo fato de não terem acesso a internet, a conexão com o mundo, com as pessoas.
- Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a falta de energia, pode causar vários transtornos para você, impossibilitando o contato com as pessoas e até dificuldade para sair de casa.
E quando alguém decide por cortar a “energia” de alguém, isto é, o fio da vida, consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do mundo e do convívio com seus familiares?
- Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem um celular ligado ou outro objeto que tenha pilha, depois vocês retiram a bateria do celular ou as pilhas do outro objeto.
Falem: É como este objeto que sem a força da energia contida na bateria não funciona, assim é vida de pessoas que estão doentes e que podem ter a vida interrompida intencionalmente.
Aqui foi demonstrado de forma simples o que pode causar a falta de bateria de um objeto e quando isto se relaciona com a vida de uma pessoa?
O doente tem sua “energia cortada, interrompida” pela decisão de alguém, que consente na morte provocada, desligando os aparelhos e por consequência do mundo e das pessoas.
- Perguntem: Isto é justo?
Aguardem o posicionamento dos alunos.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que certamente devem ser abordados os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia, enfatizando os princípios bíblicos que envolvem o assunto.

Por Sulamita Macedo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 04: Ética cristã na família (Juvenis)

Texto Para Dinâmica: Casa e Família
Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Família é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Família é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
A Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
A Família é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
A Família é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Na Família vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
Na Família as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
Na Família sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Na Família sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Na Família plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
A Família é um ninho que aconchega.
Se você apenas mora em uma casa, eu o convido, com urgência, a conviver em família, para que Deus seja sempre o seu convidado especial.
Dinâmica: Casa e Família

Objetivo:
Refletir sobre a diferença entre casa e família

Material didático:
Texto casa e família, tirinhas de papel, desenho de uma casa numa cartolina.

Atividade didática:
1. Leitura do texto, por um aluno voluntário ou pelo professor, se for preciso.
2. Discussão sobre o tema, deixando que os alunos falem o que entenderam do texto e como é a própria casa.
3. Ler a frase: “Para uma família realmente aconchegante, é preciso...”
4. Deixar que os alunos escrevam em tirinhas de papel o que acreditam que precisam mudar em seu convívio familiar.
5. Colar as tirinhas em uma casa previamente desenhada numa cartolina e colada em local visível, para que todos possam ler.
Reflexão:
Nosso papel na construção do nosso lar é de suma importância. Não importa onde você está colocado(a). Não importa qual a sua função, se é um adolescente ou um adulto. Não importa se é solteiro(a) ou casado(a). Deus te fez e te chama a cada dia para fazer a diferença. Seja no alicerce ou no telhado, cada um tem a responsabilidade de fazer bem a sua parte. Devemos fazer a diferença na construção do nosso lar, não escolhendo o melhor lugar, mas sim onde somos necessários. Não podemos esquecer que somente com organização e união alcançaremos nossos objetivos. Quando nos unimos, a construção termina em menor tempo e com menos desgaste para todos. Juntos, passo a passo, faremos parte na evangelização dos filhos, dos vizinhos, dos amigos, alcançando novas almas para a vida eterna no nosso lar.
Por Roberto José
Dinâmica: Minha Família
Objetivo:
Entender a importância de um bom relacionamento em família.

Material didático:
Foto pequena de uma família, cartolina, lápis atômico.

Atividade didática:
Desenhe na cartolina uma casa sem móveis ou qualquer acessório, mas que seja grande, cole a foto da família dentro da casa. Solicite que cada aluno analise a casa, por alguns minutos, e escrevam dentro do desenho da casa os sentimentos e atitudes que deveriam levar para o seio de sua família. Em seguida peça para que escrevam fora da casa os sentimentos e atitudes que não deve fazer parte de sua família.
Os bons sentimentos e atitude devem estar escrito no seu lugar correto, pois são os mais importantes para uma família, acima de qualquer coisa material. Se priorizarmos qualquer coisa acima da família, muitos problemas e graves conflitos no relacionamento familiar poderão ser gerados.
 Destaque que alguns conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo e respeito mútuo. Deus quer que o jovem honre seu pai e sua mãe, não lhes faltando jamais ao respeito, seja por atos, seja por palavras. Ame sua família, não deseje mal a sua família, não fale mal de sua família. O lar cristão é lugar de paz e alegria, perdão e união. Quanto mais ajustado for este ambiente, mais fácil será o relacionamento dos seus componentes fora dele.
Se relacionar bem facilita a troca de ideias, serviços, interesses, informações, etc.
Pergunte aos seus alunos: De uma forma mais simples pense você em quantas vezes você ajudou um amigo, um parente ou colegas da escola mais próximos de você?
Agora pense nas vezes que você fez o mesmo por um estranho?
Para finalizar questione:
- O que você tem feito para melhorar a convivência em sua família?
- Você tem se preocupado em colocar para fora de sua casa tudo aquilo que pode ser considerado como lixo no seio de sua família?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José

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Dinâmica: Gotas de Óleo

Objetivo:
Refletir sobre o que origina os problemas familiares e as indicações de como solucioná-los.

Material:
Cópia de texto “Algumas gotas de óleo”(postado abaixo)
01 dobradiça
01 frasco com óleo lubrificante
Nomes digitados: Gotas de Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor, Afeição, Silêncio.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
1 – Dividam a turma em dois grupos.
2 – Distribuam uma parte do texto “Algumas gostas de óleo”, isto é, somente os dois primeiros parágrafos:
“Num quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.”
3 – Agora, forneçam algumas orientações:
Para o grupo 01: ler os dois parágrafos e fazer uma relação entre a porta que rangia nas dobradiças com os conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre isto?
Apresentar o resultado em uma cartolina.
Entreguem para este grupo 01 dobradiça, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Para o grupo 02: ler os dois parágrafos e fazer uma relação entre o óleo que foi colocado na dobradiça com a diminuição dos conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre isto?
Apresentar o resultado em 01 cartolina.
Entreguem para este grupo o frasco de óleo lubrificante, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Tempo para organização: 10 minutos no máximo.
4 – Os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva, em 03 minutos.
Colocar as cartolinas fixadas no quadro ou parede, próximo aos alunos.
5 – Agora, distribuam o texto completo para os alunos e realizem a leitura de forma compartilhada:
Algumas gotas de óleo
Num quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.
A lição é singela, mas muito expressiva. Em muitas ocasiões há tumulto dentro de nossos lares, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças das relações fazendo barulho inconveniente. São problemas complexos, conflitos, inquietações, abalos… Entretanto, na maioria dos casos nós podemos apresentar a cooperação definitiva para a extinção das discórdias.
Basta que nos lembremos do recurso infalível de algumas gotas de compreensão e a situação muda. Algumas gotas de perdão acabam de imediato com o chiado das discussões mais calorosas. Gotas de paciência no momento oportuno podem evitar grandes dissabores. Poucas gotas de carinho penetram as barreiras mais sólidas e produzem efeitos duradouros e salutares. Algumas gotas de solidariedade e fraternidade podem conter uma guerra de muitos anos. É com algumas gotas de amor que as mães dedicadas abrem as portas mais emperradas dos corações confiados à sua guarda. São as gotas de puro afeto que penetram e dulcificam as almas ressecadas de esposas e esposos, ajudando na manutenção da convivência duradoura.
Nas relações de amizade, por vezes, algumas gotas de afeição são suficientes para lubrificar as engrenagens e evitar os ruídos estridentes da discórdia e da intolerância.
Dessa forma, quando você perceber que as dobradiças das relações estão fazendo barulho inconveniente, não espere que o vizinho venha solucionar o problema. Lembre-se que você poderá silenciar qualquer discórdia lançando mão do óleo lubrificante do amor, útil em qualquer circunstância, e sem contra indicação.
Não é preciso grandes virtudes para lograr êxito nessa empreitada. Basta agir com sabedoria e bom senso. Às vezes, são necessárias apenas algumas gotas de silêncio para conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz.
E se você é daqueles que pensa que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de que as grandes montanhas são constituídas de pequenos grãos de areia.(autoria do texto desconhecida).                                  
6 - Após a leitura, perguntem aos alunos quais foram as gotas de óleo mencionadas no texto.
À medida que as gotas forem citadas, coloquem os nomes das gotas( já  digitadas),  no quadro: Gotas de Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor, Afeição, Silêncio.
7 – Em seguida, façam uma reflexão entre o que os alunos apontaram para os conflitos(a porta que rangia) e o óleo, que motivou a solução da situação incômoda, com os pontos levantados no texto.
8 – Para, concluir, façam também uma análise sobre este trecho do texto:
“Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente”. Ao ler, enfatizem a parte em negrito.
Perguntem: o que pode significar “a ação do vizinho”, com relação aos problemas familiares?
Certamente, haverá respostas semelhantes a esta: alguém que está fora da situação de conflito enxerga melhor como solucionar os problemas, por não estar envolvido de forma direta, mas percebe, entende e coopera com o grupo familiar.

Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 03: A natureza moral do ser humano (Juvenis)



Dinâmica: Santidade, o caráter moral de Deus.

Objetivo:
Estimular o cristão a viver em santidade.

Materiais didáticos:
03 copos descartáveis: Um vazio, um com água limpa, outro com água suja de areia e carvão.
03 papeis escritos: O primeiro: Crente; o segundo: Deus e santidade; O terceiro: Diabo e pecado.

Atividade didática:
Antes da aula:
Providencie 03 copos descartáveis.  Um você vai deixar vazio, outro você deverá encher com água limpa, e o último com água suja de areia e carvão (pode ser outro produto, o importante é que a água fique com aparência de suja). No copo vazio você deve colar a palavra crente, no copo com água limpa deve ser colocado as palavras Deus e santidade e no copo com água suja coloque a as palavras diabo e pecado.
Durante a aula:
- Mostre os copos aos alunos.
- Coloque o copo com água limpa de um lado e o copo com água suja com uns 60 cm de distância aproximadamente. O copo vazio deve ficar no meio.
- Explique que o copo vazio representa o crente ao aceitar a Cristo que a partir daquele momento vai precisar ser cheio. Agora vá aproximando o copo vazio do copo com água suja e diga que se ele decidir se encher das coisas pecaminosas ele irá automaticamente se distanciando da santidade (Mostre que à medida que você vai aproximando o copo vazio do copo sujo o copo limpo vai ficando mais distante do copo vazio). Agora volte o copo vazio ao meio em seguida vá aproximando o copo vazio ao copo com água limpa e diga que santidade é isso, ou seja, você vai a cada dia se aproximando de Deus, se enchendo de água limpa, e se distanciando do pecado (Mostre que à medida que você vai aproximando o copo vazio do copo com água limpa o copo com água suja vai ficando mais distante do copo vazio).
- Para concluir, fale: O crente é portador do caráter moral de Deus, e como tal deve procurar viver em santidade, igual ao seu criador. A sujeira desse mundo mancha o nosso caráter moral de santidade nos fazendo viver fora da comunhão com o Senhor. Precisamos nos conscientizar e buscar forças em Cristo para termos a cada dia um caráter melhor.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br

terça-feira, 5 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 02: O caráter ético de Deus (Juvenis)


Dinâmica: Conhecendo Deus 
 
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o caráter de Deus.
Fortalecer relações interpessoais.

Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
 
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que.
Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder com rapidez.
Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
- Então falem que eles também precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
- Comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características do caráter de Deus.
Por Sulamita Macedo.
 
 

Dinâmica: Os Atributos morais de Deus

Objetivo:
Apresentar aos alunos os atributos morais de Deus.
Desafia-los a vivenciar esses atributos em suas vidas no dia a dia.
 
Material didático:
Digitar os atributos morais de Deus e recortá-los
Pequena caixa
 
Atividade didática:
Leve para a sala de aula os papeis dentro de uma caixa com os atributos morais de Deus recortados. Dentre eles destacamos: Bondade, Amor, Misericórdia, Compaixão, Santidade, Longanimidade, Justo, Retidão, Benevolência, Verdade, Fidelidade, Veracidade, Graça.
Inicie dizendo que conhecer os atributos morais de Deus requer que se busque nas Escrituras a resposta à seguinte questão: Como Deus age? Ou ainda, como ele se comporta? A priori, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Deus age com bondade, santidade e justiça. Os atos e atitudes de Deus são manifestações de seu caráter. Portanto, seus atributos morais regem a conduta divina. Os princípios éticos sobre os quais Deus pauta a sua conduta estão alicerçados nestes três atributos. Eis a razão pela qual Emil Brunner, um teólogo suíço, define ética cristã como sendo “a ciência da conduta humana determinada pela conduta de Deus”. Quando Jesus exortou seus discípulos a serem perfeitos como “vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5.48), ele ratificou a premissa de que sendo o homem criado à imagem e semelhança de Deus, a conduta humana haverá de ser uma expressão exata do comportamento divino.
Peça para que os alunos peguem um atributo divino na caixinha. Em seguida solicite que eles encontrem na Bíblia um texto Bíblico que identifique Deus manifestando esse atributo. Logo após, questione a cada aluno para que eles exemplifiquem a forma como cada atributo poderá ser expressa em nossa vida no dia a dia.
Encerre mostrando que esses atributos de Deus são chamados de atributos comunicáveis pelo fato de que Deus deseja transmitir esses atributos a todo cristão. Nosso objetivo não é apenas conhecer esses atributos nosso alvo é imitar a pessoa, o modelo, o caráter do Senhor. Conhecê-lo, portanto, é apenas nosso primeiro passo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br