quarta-feira, 10 de maio de 2017
Lição 7 - A ressurreição de Jesus
A GLÓRIA É DE DEUS
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ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JUVENIS
LIÇÕES BÍBLICAS - JESUS E O REINO DE DEUS
LIÇÃO 7 – A RESSURREIÇÃO DE JESUS
INTRODUÇÃO
Jesus ressuscitou vencendo o aguilhão da morte nos colocando na condição de termos vida eterna. Nesta lição estudaremos sobre o milagre da ressurreição, as evidências da ressurreição de Cristo, o propósito desta ressurreição e sobre os convites de Deus para os seus filhos.
I – O MILAGRE DA RESSURREIÇÃO
1. CRENÇAS DA RESSURREIÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
Na realidade no Antigo Testamento não existe uma consolidação doutrinária da ressurreição, porém, passagens bíblicas atestam, sem dúvidas, que existe uma crença positiva da condição de uma ressurreição após a vida terrena, muito bem estabelecida no primeiro livro escrito da Bíblia, o livro de Jó.(Jó 19:19-27).
Passagens bíblicas importantes no contexto dos acontecimentos narrados no Antigo Testamento nos induz a perceber que paulatinamente a crença da ressurreição foi se consolidando com uma doutrina. Entre estas passagens podemos citar:
i. A ressurreição de um grande exército. (Ez 37:1-4)
ii. A ressurreição do tempo do fim profetizada em Daniel (Dn 12:1-4)
iii. Uma promessa de ressurreição coletiva no tempo do fim (Os 13:14)
iv. Uma ressurreição individual para cada um que crê (Sl 86:8-13)
2. CRENÇAS DA RESSURREIÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Em o Novo Testamento podemos contemplar de forma claríssima os fundamentos da Doutrina da Ressurreição na prática, com os seus respectivos desdobramentos e consequências espirituais. Duas ressurreições universais são mencionadas sendo uma para vida e outra para a morte. Leiamos então as passagens registradas:
i. A ressurreição para a vida eterna onde viveremos com Cristo eternamente no céu. (1 Ts 4:13-18)
ii. A ressurreição para a morte eterna significando uma vida de angústias e sofrimento eterno no lago de fogo (Ap 20:11-15).
Jesus afirma categoricamente através do relato de uma história (o rico e o mendigo), na qual, Ele dá nome a pelo menos dois personagens vivendo uma vida eterna sem sofrimentos, após a morte física e um personagem, cujo nome, não foi mencionado vivendo uma vida de angústias e sofrimentos no inferno, caracterizando então esta condição de existir uma ressurreição para a vida eterna e uma outra ressurreição para a morte eterna, ou seja, o viver em sofrimentos. (Lc 16:19-31)
3. A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
A ressurreição de Cristo é fato irrefutável e indubitável, sendo a ressurreição de Cristo a base fundamental de toda a teologia cristã. Se Cristo não ressuscitou, a nossa fé é débil, insignificante, ineficaz, é vã, portanto, não temos nenhum motivo para ter a esperança para também uma dia provarmos a ressurreição para uma vida eterna no céu. (1 Co 15:12-19).
A verdade absoluta é que Cristo ressuscitou, num corpo glorificado, e nós também ressuscitaremos num corpo igual ao dEle, imune ao pecado, sem limitação de tempo e espaço, num corpo glorificado pelo Senhor e aí viveremos para sempre com Ele nas mansões celestiais livres da morte física e espiritual. (1 Co 15:20-26)
II - AS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO
A Bíblia Sagrada nos apresenta passagens que evidenciam claramente a ressurreição do Senhor Jesus, tendo Ele sido visto por inúmeras testemunhas, após a sua crucificação e morte. A ressurreição de Cristo é a base fundamental da nossa fé, da nossa esperança, da nossa expectativa de um dia ser arrebatado pelo Senhor Jesus Cristo, para viver com Ele para sempre no céu. Podemos mencionar pelo menos os
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seguintes textos bíblicos que comprovam materialmente esta condição da ressurreição plena do Senhor Jesus:
Nº
APARIÇÃO DE JESUS
DESCRIÇÃO
1
Maria Madalena
Jesus aparece a Maria Madalena e dialoga com ela, embora, inicialmente ela não tenha reconhecido o Senhor, logo se apercebeu que era o Mestre quem falava com Ela. (Jo 20:10-18)
2
As mulheres
Muitas mulheres foram testemunhas oculares da ressurreição de Jesus, pois, viram O Senhor ressurreto diante delas.(Mt 28:1-10)
3
Apóstolo Pedro
Na conversa que os discípulos a caminho de Emaús empreenderam mencionaram que Jesus já havia se mostrado ressurreto a Pedro (Lc 24:32-35).
4
Aos discípulos
Enquanto os discípulos estavam reunidos o Senhor Jesus aparece repentinamente diante deles com prova material do seu corpo ressurreto. (Jo 20:19-29)
5
Na Ascensão ao céu
Jesus explica aos seus discípulos as Escrituras, dá instruções e ascende ao céu voltando para a Casa do Pai. (Lc 24:44-53)
6
Os dois discípulos na estrada de Emaús
Jesus conversa com dois discípulos na estrada de Emaús e eles não o reconhecem, porém, posteriormente o reconhecem, mas lamentam o fato que só tardiamente o reconheceram. (Lc 24:13-35)
7
A 500 pessoas - A Tiago - Ao Apóstolo Paulo
O apóstolo Paulo relata em sua epístola aos Coríntios que Jesus apareceu depois de ressurreto a 500 pessoas, a Tiago e a ele mesmo.(1 Co 15:1-8)
III - MAS QUAL O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO ? O propósito da crucificação, morte e ressurreição de Jesus, foi vencer a própria morte física, num primeiro momento materializado pelo túmulo vazio, mas, principalmente vencer os grilhões da morte espiritual. Um Deus que se fez carne, habitou entre nós e derramou o seu precioso sangue pela remissão dos pecados de toda humanidade e de forma universal. Jesus demonstrando o seu infinito amor para conosco, se deixou ser crucificado, morto e sepultado e ao terceiro dia ressuscitou consolidando plenamente a nossa salvação da morte, da mais profunda sepultura, a justificação de nossos pecados diante de Deus, nos redimindo para nos reconciliarmos e termos uma corpo glorificado igual ao dEle. (Rm 5:1-21) Nossa grande esperança foi relatada por Paulo na sua carta aos coríntios que tipifica a nossa majestosa vitória sobre a morte, onde um dia viveremos plenamente e em abundância com O Senhor Jesus. (1 Co 15:50-57)
IV - A VOCÊ DOIS CONVITES
1. O CHAMADO INDIVIDUAL E UNIVERSAL
1.1. A CHAMADA UNIVERSAL PARA SALVAÇÃO
Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-30)
1.2. A CHAMADA INDIVIDUAL AO SERVIÇO
Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica
sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24)
1.2.1. A MISSÃO DO SERVO DE DEUS
O ministério tríplice de Jesus se compõe do ensino, da pregação da Palavra de Deus e da cura de enfermidades, porém, a missão nobre da igreja é a grande comissão exarada em Mt 28:18-20 que consiste em fazer discípulos de todas as nações, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensiná-los, por meio do ensino propriamente dito e da pregação da Palavra de modo que todos venham
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a praticar a vontade de Deus.
V - CONCLUSÃO
A doutrina da ressurreição dos mortos é garantida pela incontestável ressurreição do Senhor Jesus. Temos a esperança confirmada pela fé que a nossa peregrinação no plano terrenal será coroada pela nossa glorificação num corpo ressurreto livre da morte. Shalom Adonai !
fonte: http://www.portalebd.org.br
Lição 07: A Ressurreição de Jesus (Juvenis)
Dinâmica: O
Grande Vencedor
Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de
Jesus na terra, enfatizando a ressurreição.
Material:
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - Uma semana antes da aula:
- Escolha um filme sobre Jesus.
- Assista ao filme, observando a parte que se
refere ao tema da lição.
2 – No dia da aula:
- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula,
montem os equipamentos e observem se estão funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que o tema da aula será
sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês
vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
- Falem que durante a exibição de parte do filme, é
necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
- Depois da exibição, dividam a turma em dois
grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para
cada grupo.
- Orientem para que cada grupo desenhe 01 cena que
mais chamou a atenção deles. Depois, eles mostram os desenhos, falando uma
frase que represente o que estão apresentando. Estipulem no máximo 05 minutos
para esta atividade.
- Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de
Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida
cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme
lemos em 1 Co 15:14:
“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa
pregação, e também é vã a vossa fé”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na
lição.
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
sexta-feira, 5 de maio de 2017
Lição 06: A Crucificação de Jesus
Dinâmica: O
Sofrimento de Cristo
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01 corrente confeccionada de papel ou EVA
01 Chicote ou um cinto ou um cinturão
01 alfinete ou agulha
01 folha de papel madeira ou cartolina
Procedimento:
- Perguntem:
. Alguém
aqui passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum
lugar? Como você se sentiu?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem
uma corrente, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já sofreu uma agressão física de algum
colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu como apanhou?
Para este aluno que vai relatar este caso,
entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já se furou com algo perfurante, como
prego, alfinete etc?
Para este aluno que vai relatar este caso,
entreguem uma agulha, para representar a situação vivenciada.
- Falem: Todas estas situações causaram sofrimento,
tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem
se compara com o que vocês relataram.
- Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação
de Jesus, aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para
Ele.
- Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com
um desenho de uma cruz em tamanho grande.
- Falem que a cruz vai representar o sofrimento de
Jesus.
- Peçam para que os alunos citem estes fatos que
eles lembram que causaram sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As
respostas devem ser escritas ao redor da cruz.
Preso
Acusado com falsas testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram no rosto dele
Coroa de espinhos na cabeça
Morte na cruz
- Perguntem: Por que Jesus passou por este
sofrimento além da morte de cruz?
Enfatizem que a morte de Jesus foi para nos salvar
e nos dá vida abundante.
- Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de
dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o
que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
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sexta-feira, 28 de abril de 2017
Lição 05: Ame a Deus e ame o Próximo (Juvenis)
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Refletir sobre o amor a Deus e ao próximo.
Material:
01
relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras
digitadas: Amor, Deus, Próximo
01
coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
-
Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem ao amor a
Deus e ao próximo.
-
Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva AMOR A DEUS, na outra AMOR AO
PRÓXIMO.
Peçam
para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele
escolher.
Espera-se
que o resultado seja este: os 05 primeiros fazem referência ao amor a Deus e 05
últimos ao próximo.
Não
terás outros deuses diante de mim.
Não
farás para ti imagem de escultura
Não
te encurvarás a elas nem as servirás;
Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Lembra-te
do dia do sábado, para o santificar.
Honra
a teu pai e a tua mãe
Não
matarás.
Não
adulterarás.
Não
furtarás.
Não
dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não
cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o
seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma
do teu próximo.
-
Depois, solicitem leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos
mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
outro mandamento maior do que estes”.
-
Coloquem em seguida um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
-
Perguntem: A quem amamos?
Aguardem
as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos
etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
-
Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
-
Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes
de amor ao próximo.
-
Falem que o que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus.
Leiam
I Jo 3:17-18
“Quem,
pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas
entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de
palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
-
Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem
entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por
Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
quarta-feira, 19 de abril de 2017
Lição 04: Conhecendo Minha Personalidade (Juvenis)
Dinâmica: Convivência
Objetivo:
Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou
promovido nos relacionamentos.
Material: Para
cada aluno
½
folha de papel ofício
Lápis
grafite
01
borracha
Procedimento:
-
Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
-
Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o
que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e
dorme etc.
-
Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
-
Depois, falem:
Vocês
observaram que todos aqui são diferentes?
O
que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se
relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então,
como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa
comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O
que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento
para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
-
Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado
situações conflitivas.
- Falem:
observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há
características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem
que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está
legal.
Por
Sulamita Macedo.
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quinta-feira, 13 de abril de 2017
Lição 03: Conhecendo o caráter de Jesus (Juvenis)
Dinâmica: O
Caráter de Jesus
Objetivo: Estudar sobre o caráter de Jesus.
Material:
19 características do caráter de Jesus
digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou uma cartolina
01 caixa
Procedimento:
Antes da aula:
Recortem cada característica.
Coloquem as características dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem a caixa.
- Falem que nela há várias características do
caráter de Jesus.
- Por que estão dentro da caixa?
Aguardem
as respostas dos alunos.
Depois,
o caráter é algo específico de cada pessoa e que está contido no nosso
interior, mas que se revela quando agimos e falamos.
- Então, vamos agora conhecer quais são as
características do caráter de Jesus?
- Abram a caixa e peçam para que os pequem 01
característica.
- Cada aluno deve ler a característica que pegou.
- Em seguida, após a leitura da característica,
vocês(professores) falem um pouco sobre cada uma delas, apresentem situações
referentes a elas e também textos bíblicos.
As características:
Amoroso
Conhecedor dos corações
Movido por compaixão
Manso
Sábio
Tinha autoridade
Zeloso
Paciente
Sensível
Humilde
Misericordioso
Obediente
Justo
Puro
Fiel
Focado nas prioridades
Preocupava-se com as pessoas
Relacionava-se bem o pai(Deus)
- Perguntem: Quais traços do caráter de Jesus
chamou mais atenção de vocês?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, leiam I Pedro 1. 2 a 4:
“Graça e paz
vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz
respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua
glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas
promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo
escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
Por Sulamita Macedo.
fonte: atitudedeaprendiz.blogspot.com
quinta-feira, 6 de abril de 2017
Lição 02: Conhecendo Jesus de Nazaré (Juvenis)
Dinâmica: Quem
é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas: Personagem mais importante da
História, Grande Filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista
Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu
sou?”
Digitar esta resposta: Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu
sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és o Cristo, o
Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a 05
Colocar no envelope 01 as expressões: Personagem
mais importante da História, Grande filósofo, Comunista, Revolucionário
Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os
homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no envelope 03: Uns João
Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no envelope 05: “Tu és o
Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
– Perguntem para os alunos: Para vocês quem é
Jesus?
Entreguem para cada aluno meia folha de papel
ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
– Coloquem estas respostas ao redor da palavra
JESUS.
– Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam
para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem mais importante da história, Um grande
filósofo, Um comunista, Um revolucionário político, Idealista religioso, Homem
polêmico
– Falem: Estas palavras ou expressões representam
aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
– Entreguem
o envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt
16.13b)
Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem perto do nome JESUS,
para indicar que foi realizada por Jesus.
– Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus
discípulos.
– Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e
peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um
dos profetas
Coloquem estas palavras ao redor do nome JESUS.
– Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e
peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt
16.15)
– Agora, entreguem o último envelope(05) para outro
aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos
discípulos de Jesus.
– Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre
quem é Jesus.
– Depois, façam uma breve reflexão sobre as
respostas que estão ao redor do nome JESUS.
– Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no
centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a influência de
Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e tão significativa que a
História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
– Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
– Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso
conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
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