quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 01: O que é ética cristã (Juvenis)


Dinâmica: Dez mandamentos

Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus, através dos 10 mandamentos.

Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico

Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã apontados no sermão do Monte.


Por Sulamita Macedo




Dinâmica: O Sermão do monte e a ética cristã
Neste trimestre, o tema é Ética Cristã. Mostre aos seus alunos o quanto a ética é indispensável na vida do crente. A Palavra de Deus é o nosso manual de ética. Uma das mais importantes sínteses da ética de Jesus pode ser encontrada no Sermão do Monte (Mt 5 —7).
Objetivo:
Mostrar as características que o cristão deve apresentar segundo o Sermão do Monte.
Atividade didática:
Sente-se com seus alunos em círculo e explique o que é ética. Diga que no Sermão do Monte podemos encontrar uma síntese da ética de Cristo. O Mestre nos mostrar quais as características que seus discípulos precisam ter. O próprio Jesus tinha todas essas características. Em seguida peça que os alunos se dividam em grupos. Distribua a folha com o quadro (sem as respostas) e peça que em grupo, depois de ler Mateus 5.1-10, preencham o quadro. Depois que todos concluírem, forme um único grupo e corrija juntamente com os alunos o quadro.
               
               
VERSÍCULO
CARACTERÍSTICA
Mt 5.3
Humildade
Mt 5.4
Pranto
Mt 5.5
Mansidão e simplicidade
Mt 5.6
Justiça e bondade
Mt 5.7
Amabilidade e misericórdia
Mt 5.8
Coração puro
Mt 5.9
Paz
Mt 5.10
Fidelidade
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José
Dinâmica: O relacionamento em três dimensões
Objetivos:
Levar os alunos a um bom relacionamento com Deus, o próximo e com nós mesmos.
Materiais didáticos:
3 cartolinas guache
3 pinceis atômicos
Atividade didática:
Diga que a ética cristã trata do nosso relacionamento com Deus, o próximo e com nós mesmos. Divida a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina guache e um pincel atômico. Cada grupo ficará responsável para desenvolver tudo o que sabem sobre um assunto: O primeiro o meu relacionamento ético com Deus, o segundo o meu relacionamento ético com o meu próximo e o terceiro o meu relacionamento ético comigo mesmo. Dê a cada grupo sete minutos para desenvolver o assunto e escrever na cartolina. Ao final, cada grupo nomeará um representante para apresentar durante cinco minutos tudo que puderam escrever sobre o assunto.
Encerre mostrando que a vida cristã é uma experiência que se renova a cada dia em nosso relacionamento com Deus, com o nosso próximo e conosco mesmo. Deus espera de cada um de nós um padrão de excelência em nossos relacionamentos. Para isso precisamos nos esforçar para melhorarmos a cada dia. Enquanto mais nos aproximarmos de Deus, nossos relacionamentos aqui na terra serão melhores.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 13: Eu, um líder? (Juvenis)


Dinâmica: Liderança de si mesmo

Objetivo: Refletir sobre domínio próprio como pré-requisito para autoliderança.

Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa

Procedimento:
- Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
                Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
                No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
                Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
                - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
                Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do pai.
- Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos, estudos, uso da mídia virtual etc.
Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que isto deve ser um exercício constante na liderança de si mesmo e de pessoas.


 Por Sulamita Macedo.




Dinâmica: Liderando o meu próprio ser

Objetivo:
Refletir sobre a autoliderança.

Material didático:
01 martelo
Alguns pregos
01 pedaço de madeira
Quadro branco ou de giz
Pincel para quadro branco ou giz

Atividade didática:
- Leia e reflita com os alunos sobre a história logo abaixo:
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
- Após a leitura do texto, utilizem o martelo, os pregos e o pedaço de madeira para fazer uma breve aplicação espiritual sobre o assunto em estudo.
- Em seguida, organize os alunos em círculo e reflita com eles sobre a falta de liderança em nossa própria vida em várias situações. Para isso vá escrevendo cada uma das frases logo abaixo, uma a uma:
Precipitação no falar;
Precipitação no agir;
Sentimentos que não agradam a Deus;
Pensamentos indecorosos e indecentes;
Má administração do tempo, etc.
- Conclua mostrando que o Espírito de Deus poderá nos ajudar a alcançar a liderança de todas as áreas de sua vida. Sabemos que o ser humano é formado de corpo, alma e espírito, e que no momento da sua conversão o Espírito de Deus vem habitar no seu coração. Deus deseja dominar todas as áreas da nossa vida! Peça ao Espírito Santo que lhe dê domínio próprio, você precisa querer isto em todas as áreas da sua vida. Assuma a total liderança de si mesmo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 12: Pastores e doutores (Juvenis)

Dinâmica: Ministério Pastoral

Objetivos:
Exemplificar e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar a importância dos colaboradores no ministério pastoral

Material:
Vários objetos de tamanhos e formas diferentes

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
- Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não haja mais condições por causa da quantidade.
- Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
- Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem as respostas.
- Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Nos Passos do Mestre

Objetivos:
Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.

Material:
01 Bíblia
01 livro de estudo bíblico
01 tablet(se possível)
01 vidro pequeno com azeite
01 jornal atual
01 relógio
01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)
04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).

Procedimento:
- Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.
- Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.
- Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.
- Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.
- Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.
Vejamos o que cada objeto pode representar:
01 Bíblia: Conhecimento teológico
01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo
01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo
01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração
01 jornal atual: Informação geral
01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula
01 certificado: preparação intelectual e pedagógica
- Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus usava recursos didáticos variados
O ensino de Jesus transformava vidas
Jesus era exemplo do que ensinava
Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
Jesus enfatizava a participação do ouvinte
Jesus estava focalizado nas pessoas
Jesus testava o canal da comunicação
- Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.
- Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.
- Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.
- Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.


Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 11: Os evangelistas (Juvenis)


Dinâmica: O Resgate

Objetivos:
Refletir sobre o dom de evangelista.
Exemplificar o ato de evangelizar.

Material:
- Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
- TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.


Por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 10: Os profetas em o Novo Testamento (Juvenis)

Dinâmica: Quem é você?

Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o estudo sobre a chamada do jovem Timóteo.

Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados

Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada através da profecia, mas agora que tal conhecer quem é você?
– Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.
- Vocês devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram e guardá-las para alguma consulta posterior.


Por Sulamita Macedo.
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DINÂMICA 02 - LIÇÃO 10

Dinâmica: Debatendo sobre o dom de profeta

Objetivo:
Conhecer sobre a sabedoria divina e sua importância para o cristão

Material didático:
Papel A4
Lápis ou caneta
Quadro de giz ou branco

Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Entregue a cada grupo papel e caneta. Comunique que será realizado um debate orientado sobre a sabedoria. A sequência na condução do debate será: O professor faz a pergunta um dos grupos dá a resposta e o outro grupo faz a argumentação seguida da análise do professor. É necessário que o professor procure manter o equilíbrio do debate e não permitir sair do tema, desorganização ou confusão. Utilize o quadro para as anotações necessárias.
Perguntas para o debate:
1 - Ainda existem profetas nos dias atuais?
2 - Por ser um dom ministerial, as únicas pessoas que podem ser usadas como profetas devem ser ministros?
3 - Pode uma mulher ser profetisa?
4 - Como Deus se comunica com o profeta?
5 - Aquilo que um profeta fala deve ser avaliado e julgado?
Encerre mostrando que o profeta porta-voz de Deus. Profeta é alguém escolhido por Deus para transmitir a Sua mensagem. O profeta tem uma vida em harmonia com a mensagem que revela. Ele é um instrumento nas mãos de Jesus para transmitir a mensagem divina.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 09: Os apóstolos de Cristo (Juvenis)

Dinâmica: Os apóstolos

Objetivo:
Oportunizar momento de estudo sobre a chamada dos discípulos de Jesus, inserindo os alunos como novos discípulos também chamados pelo Mestre.
Certificar que Jesus chamou os discípulos de “apóstolos” e falar sobre a missão deles.


Material:
Nomes digitados: Discípulo e Apóstolo
Nomes dos discípulos de Jesus
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Falem: Jesus chamou 12 pessoas para auxiliá-lo no seu ministério. Eles são chamados de discípulos. Coloquem o nome “Discípulo” no quadro.
- Perguntem: Qual o nome destes 12 discípulos?                       
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos indicarão alguns nomes. Depois acrescentem os nomes dos demais discípulos, no quadro, observando o que está escrito em Mateus 10. 2 a 4:
“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.
- Peçam para que os alunos repitam a leitura dos nomes, todos de uma vez, depois só os meninos, depois só as meninas, depois todos novamente.
- Falem sobre a chamada deles, mostrando alguns versículos, como:
“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal”(Mateus 10:1).
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”(Mateus 10:5-8).
- Depois, façam o seguinte:
O aluno fala: Jesus chamou os discípulos(fala 03 nomes dos discípulos) e  continua chamando mais discípulos. Ele me chamou e também... (falar os nomes dos colegas).
Este procedimento deve se repetir até todos os alunos participem.
- Para finalizar, falem que Jesus chamou os discípulos de apóstolos conforme Lucas 6.13: “E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”. Afirmem ainda que é sobre a liderança dos apóstolos o tema da lição de hoje.


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/




DINÂMICA 02 - LIÇÃO 09


Dinâmica: Enviado como mensageiro de Deus

Objetivo:
Refletir sobre a importância de ser enviado por Deus e mensageiro de Sua Palavra.

Material didático:
Folha de papel A4 ou oficio
Canetas
Uma pequena sacola

Atividade didática:
Explique que a palavra apóstolo significa literalmente enviado, mensageiro, embaixador. De certa forma, todos os crentes são enviados e são mensageiros das Boas-Novas. Um apóstolo tinha como principal atividade a difusão da fé cristã.
Sendo um dom Ministerial, segundo lemos em Efésios 4:8. Sabemos com segurança que os apóstolos jamais estiveram ausentes da igreja, embora não mais receberam o mesmo título, continuam a realizar o mesmo trabalho daqueles que espalharam, de Jerusalém, a mensagem de Cristo. Missionários, ou apóstolos, enviados por Jesus continuam ativos na expansão do reino de Deus.
Entregue a cada aluno meia folha de papel, e peça para que coloquem seus nomes. Em seguida ordene que coloquem os papeis em uma pequena sacola (Segure a sacola para que eles coloquem os papeis).  Depois que todos os papeis estiverem na sacola convoque a todos a pegar os papeis da sacola. Explique que ninguém deve pegar o papel que tenha seu próprio nome, caso isso aconteça o papel deve ser trocado com o colega da sala. Convide a todos a escrever uma mensagem por trás da folha a pessoa cujo nome está no papel. Oriente-os a levar a ação com seriedade visto que ninguém sabe a necessidade da pessoa que irá receber o papel, por isso peça para que busquem a direção de Deus neste momento.
- Diga que vamos ser neste momento um apóstolo que leva uma mensagem para nosso colega.
- Depois que todos terminarem de escrever a mensagem solicite aos alunos para que se levantem e entregue a prédica escrita a pessoa cujo nome está no papel.
- Logo após trabalhe os pontos relevantes da lição..
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
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Por Escriba Digital
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segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 08: Cristo, nosso modelo de liderança (Juvenis)



Dinâmica: Características da liderança de Cristo

Objetivo:
Refletir sobre as características da liderança de Cristo

Material didático:
03 cartolinas (de cores diferentes)
03 pinceis atômicos
Revista de pré-adolescentes
Bíblia

Atividade didática:
Inicie essa dinâmica dividindo a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. Explique que a lição em estudo trata sobre Cristo como nosso modelo de liderança, e especificamente sobre as características da liderança de Jesus. Solicite que cada grupo fale sobre uma característica específica da liderança de Cristo:
Grupo A – Envolvimento e comprometimento
Grupo B – Personalidade e intimidade
Grupo C – Visão de futuro
Cada grupo irá responder as seguintes questões dentro dessa característica:
- O que significa?
- Por que ter?
- Como ter?
- Quais os resultados de quem tem e de quem não tem?
Dê aos grupos 7 minutos para responder na cartolina essas questões e 5 minutos para cada apresentação. Para isso se faz necessário que cada grupo eleja o seu líder, que será a pessoa responsável para apresentar a conclusão feita pelo seu grupo. Faça as considerações que achar necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José


DINÂMICA 02 - LIÇÃO 08

Dinâmica: A liderança de Jesus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Jesus.
Material:
09 figuras de pés(05 direitos, 04 esquerdos)
Palavras digitadas: Envolvimento, Comprometimento, Pessoalidade, Intimidade, Visão de futuro, Missão, Tinha uma equipe, Treinou os liderados, Formou outros líderes.
Observação: colar os nomes e expressões nas figuras de pés – uma em cada figura.
Frase digitada: Modelo da liderança de Jesus
Procedimento:

Antes da aula:
- Organizem as cadeiras uma de frente para outra.
- Coloquem as figuras de pés no espaço entre as cadeiras, formando um caminho.
- Fixem no final do caminho a expressão “Modelo da liderança de Jesus”.

Durante a aula:
- Falem para os alunos que na aula de hoje o tema será sobre a liderança de Jesus. Para conhecer os princípios dessa liderança, é necessário caminhar nos passos do mestre, isto é, neste caminho formado por estas 09 figuras de pés.
- Peçam que 01 aluno retire a primeira figura de pé e leia o que está escrito no verso. O aluno deverá deixar a figura no mesmo lugar com o nome a mostra.
Este procedimento deve acontecer até a última figura de pé.
- Agora, já conhecemos os nomes que identificam os princípios da liderança de Jesus. Agora, vamos estudar sobre cada uma delas.

Por Sulamita Macedo.