terça-feira, 20 de setembro de 2016

Lição 13: Diga não à corrupção! (Juvenis)


Dinâmica: De Olho na Vinha!

Objetivos:
Contextualizar o tema da aula “A Vinha de Nabote” com a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.

Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2).
Versículos digitados:
Número 01:  “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.

Procedimento:
- Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
- Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as raposas e as raposinhas: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Esta orientação não deve ser escutada pelos outros alunos.
- Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
- Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
 “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
- Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
- Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
- Falem: Mas... Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas, com atitudes negativas, de corrupção etc.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as raposas e as raposinhas devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma raposa ou raposinha entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
- Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.
- Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
 - Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia original desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lição 12: Ética cristã na vida escolar (Juvenis)



Dinâmica: Luz do Mundo

Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.

Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.

Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Lição 11: A ética cristã na mídia virtual e no uso de outras tecnologias (Juvenis)


Dinâmica: Tô Ligado!

Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.

Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.

Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
 através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”


Por Sulamita Macedo.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Lição 10: Ética cristã no relacionamento (Juvenis)



Dinâmica: A amizade é como Matemática

Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado com as negativas.

Material:
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento)


02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
 - Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
- Agora, dividam a turma em 02 grupos.
- Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
- Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
- Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e negativas.


Por Sulamita Macedo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Lição 09: Ética cristã e a sexualidade (Juvenis)


Dinâmica: Sexualidade

Objetivos:
Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.
Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.

Material:
04 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam no procedimento)

Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4 grupos.
2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
 - Como é feita a orientação sexual na Igreja?
 - O casal evangélico pode ter prazer sexual no casamento?
- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação sexual na família evangélica?
- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.

Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Lição 08: Ética cristã no namoro (Juvenis)


Sugiro que vocês digitem os dez mandamentos abaixo, colem numa cartolina ou papel madeira, coloquem em local visível somente neste momento da leitura do texto.
Depois, os alunos deverão ler em voz alta e em seguida perguntem: O que vocês acham destes 10 mandamentos? Aguardem as respostas e depois falem: Agora, vamos ler as orientações do Pr. Josué Gonçalves sobre isto. Então, façam a leitura do texto, de forma compartilhada, refletindo sobre cada ponto.

1. Não namore por lazer
2. Não se prenda em um jugo desigual
3. Imponha limites no relacionamento
4. Diga não ao sexo
5. Promova o diálogo e a comunicação
6. Cultive o romantismo
7. Mantenha a dignidade e o respeito
8. Pratique a fidelidade
9. Assuma publicamente seu relacionamento
10. Forme um triângulo amoroso: O casal e Deus.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Indicação de Leitura


Os 10 Mandamentos do Namoro

        Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.


1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.
Pr. Josué Gonçalves
Dinâmica: O tempo certo

Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida do adolescente.
Refletir sobre o tempo adequado para o namoro.

Material:
02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de arroz cru
04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Procedimento:
Observação Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
- Apresentem 01 vaso, os bombons e o arroz.
- Falem:
O vaso vai representar sua vida e suas atividades.
Os chocolates vão representar as atividades mais importantes.
A quantidade de arroz vai representar as coisas menos importantes.
- Falem: Acabamos de estudar que há tempo para todas as coisas, mas a prioridade para o adolescente deve ser:
Amizades
Igreja
Estudos
Lazer
Para cada uma destas prioridades, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Apresentem o arroz e perguntem:
Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
- Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.
Agora falem: esta parte de arroz representa as atividades menos importantes, além daquelas já apontadas como prioridades.
Falem: Perceberam que coube tudo? E se fizermos os processo inverso?
- Agora, peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Os bombons não couberam totalmente no vaso.
 Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma atitude que não é prioritária, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida do adolescente. Enfatizem que o tempo para o namoro vai chegar no tempo certo.
Ideia original desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Dinâmica da Lição 07: A ética cristã e a violência na menoridade (Juvenis)


Dinâmica: Diga não a violência
Objetivos:
 Refletir sobre a intolerância e a violência.

Material didático:
Reportagens em sites de notícias, jornais, revistas, etc.

Atividade didática:
Inicie a dinâmica abrindo espaço para que os alunos exponha a classe os tipos de violência que já sofreram em algum momento da vida.
Como disse Nelson Mandela, os seres humanos não nascem odiando-se uns aos outros. E se aprendem a odiar, podem aprender a amar.
- Propomos partir de uma pesquisar em sites de notícias, jornais, revistas etc., sobre atos de intolerância. Fazer com elas um mural em local acessível à classe. Criar um outro mural em que os alunos possam manifestar-se sobre essas notícias e propor alternativas à violência, ao desrespeito aos direitos das pessoas e dos povos, a tudo que fere a dignidade humana. Assim, serão oportunizados momentos de reflexão e de avaliação do próprio comportamento, modo de tratar os outros e de viver.
Explique que um dos principais motivos pelo Deus destruiu a terra com o dilúvio, de acordo com Gênesis 6.11 foi: “A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se a terra de violência
Como os cristãos devem se comportar num mundo violento? O relato bíblico a respeito de Simeão e Levi, filhos de Jacó, nos dá boa orientação. A irmã deles, Diná, mantinha amizade com pessoas imorais de Siquém. Em resultado disso, ela foi violentada por um siquemita. Em retaliação, Simeão e Levi mataram indiscriminadamente todos os homens de Siquém. Mais tarde, sob inspiração divina, Jacó amaldiçoou a ira descontrolada de seus filhos, dizendo: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte...” — Gênesis 49:5, 6.
Em harmonia com essas palavras, os cristãos devem evitar associar-se com quem promove ou pratica a violência. Obviamente, Deus odeia os que promovem a violência. A Bíblia diz: “O Senhor prova o justo; mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência.” (Salmo 11:5) Os cristãos são exortados a evitar toda forma de ira descontrolada, até mesmo a violência verbal. — Gálatas 5:19-21; Efésios 4:31.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Adaptada por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br 



Dinâmica: Estamos no mesmo barco

Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.

Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência

Procedimento:
- Entreguem para os alunos várias reportagens sobre violência.
- Peçam para que eles agrupem estas reportagens por tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai responder que sim.
Aguardem as respostas e comecem a tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha).
Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescente se jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar  estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
- Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, o homem da parábola do Bom Samaritano.
- Falem: A origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5). 
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem sobre a violência praticada por crianças e adolescentes.

Por Sulamita Macedo.