terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Lição 09: Habacuque – as Queixas de um Profeta (Juvenis)

Habacuque - As Queixas de um Profeta

1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE HABACUQUE

OBJETIVOS
Conscientizar sobre a confiança no Deus que responde as orações;
Explicar que o tempo de Deus é diferente em relação ao do ser humano;
Mostrar que o justo é recompensado por sua fé.


LUTERO E WESLEY

Pastor Silas Daniel
Esta passagem de Habacuque 2.4 é um dos mais importantes textos das Sagradas Escrituras e da história da Igreja. Através dele, pelo menos dois grandes avivamentos aconteceram, datados dos séculos 16 e 18. Eles definem bem a importância dessa passagem para a vida do cristão, daquele que realmente serve a Deus.
Certo dia, um monge agostiniano de 22 anos, chamado Martinho Lutero, encontrou na biblioteca de seu convento uma velha Bíblia em latim. Ele ficou tão embriagado ato ter contato com o texto sagrado pela primeira vez que durante semanas inteiras deixou de fazer as orações diurnas de sua ordem. Posteriormente, como uma espécie de compensação, dedicou-se a vigílias e jejuns até desmaiar com a saúde debilitada. Mas sua sede pelas Escrituras permanecia.
Admirado com a paixão crescente de Lutero pela Palavra, Staupitz, vigário geral da ordem agostiniana, em visita ao convento daquele monge, ofereceu-lhe uma Bíblia. Foi lendo o presente que o jovem deparou-se pela primeira vez com o texto de Romanos 1.17, que revolucionaria sua vida: “O justo viverá da fé”.
Anos depois, Lutero foi ordenado padre. Aos 25 anos, foi nomeado para cadeira de Filosofia em Winttenberg, para onde se mudou. Em meio às atividades como professor, dedicava-se a estudar a Palavra de Deus. Tempos depois, viajou a pé para Roma em companhia de um monge. Passou um mês ali, tendo inclusive celebrado missas. Um dia, subindo de joelhos a “santa escada”, desejando a indulgência que o papa prometia a quem fizesse isso, ouviu ressoar em seus ouvidos o texto bíblico que o impressionara: “O justo viverá da fé”. A experiência foi tão forte que Lutero imediatamente se levantou e saiu envergonhado.
De volta, lançou-se novamente ao estudo das Escrituras. O que aconteceu a seguir, ele mesmo conta:
“Desejando ardentemente compreender as palavras de Paulo, comecei o estudo da Epístola aos Romanos. Porém, logo no primeiro capítulo, consta que a justiça de Deus se revela no Evangelho (vv. 16,17). Eu detestava as palavras ‘justiça de Deus’, porque, conforme fui ensinado, a considerava como um atributo do Deus santo que o leva a castigar pecadores. Apesar de viver irrepreensivelmente, como monge, a consciência me mostrava que era pecador perante Deus. Assim, odiava a um Deus justo, que castiga pecadores (...) Senti-me ferido de consciência, revoltado intimamente, contudo voltava sempre para o mesmo versículo, porque queria saber o que Paulo ensinava”.
“Depois de meditar sobre o ponto durante muitos dias e noites, Deus, na sua graça, me mostrou a palavra: ‘O justo viverá da fé’. Vi então que a justiça de Deus, nesta passagem, é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé, como dádiva. Então me achei recém-nascido e no paraíso. Todas as Escrituras tinham para mim outro aspecto; perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a justiça de Deus. Antes, estas palavras eram-me detestáveis; agora as recebo com o mais intenso amor. A passagem me servia como a porta do paraíso”. [BOYER, Orlando Spence, Heróis da Fé, CPAD]
Foi o texto de Romanos 1.17, exatamente a passagem que refere-se a Habacuque 2.4, que provocou, no século 16, a Reforma Protestante na Alemanha, se alastrando depois por todo o mundo.
Em 24 de Maio de 1738, em Aldersgate Street, Inglaterra, um pastor anglicano, chamado John Wesley, estava estudando Romanos 1.17 quando algo extraordinário aconteceu, mudando para sempre a sua vida. De repente, ele sentiu seu coração (usando suas próprias palavras) “estranhamente aquecido”. Conta Wesley:
“Senti o coração abrasado; confiei em Cristo, somente em Cristo, para salvação. Foi-me dada a certeza de que Ele levara os meus pecados e de que me salvara da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todas as minhas forças (...) e testifiquei a todos os presentes do que sentia no coração”. [BOYER, Orlando Spence, Heróis da Fé, CPAD]
Os olhos de Wesley foram abertos para a verdade da justificação pela fé. A célebre conversa entre Peter Bulow e Wesley na viagem de Londres a Oxford, que antecedeu essa experiência relatada acima, foi toda a respeito de Romanos 1.17. “Foi somente depois que Wesley compreendeu esta verdade, e ela o absorveu completamente, que o Espírito Santo veio sobre ele e começou a usá-lo. [LLOYD-JONES, Martin, Avivamento, PES, 1992]
A experiência de Wesley resultou no grande avivamento inglês do século 18, e que alcançou outros países. Segundo os historiadores, foi esse avivamento que evitou que a Grã-Betanha vivenciasse a mesma revolução sangrenta por que passou a França em 1789. E tudo começou com a citação paulina de Habacuque 2.4 em Romanos 1.17. Por todos esses motivos, essa passagem é muito preciosa para os genuínos cristãos em todo o mundo.

Texto extraído da obra “Habacuque: A vitória da fé em meio ao caos”, editada pela CPAD.

Marcelo Oliveira de Oliveira


Dinâmica: Não deixe a bola cair


Objetivos:
Promover integração do grupo
Exercitar a oração

Material:
01 bexiga( balão de aniversário)
¼ da folha de papel ofício
01 caneta para cada aluno

Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro da bexiga e encham a bola. Não se esqueçam de pedir para que os alunos identifiquem-se tanto no pedido de oração como também na bola.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola que não seja a sua e jogue-a para cima, não deixando que caia, durante 1 minuto(no máximo).
- Perguntem: O que
Quando terminar esse tempo, falem que este momento representa o esforço e a persistência que devemos ter quanto intercedemos por alguém.
- Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que não é a sua, e deverá estourá-la, pegar o pedido do colega e orar por ele durante a semana.
- Finalizem, lendo:
“...Orai uns pelos outros... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16



Por Sulamita Macedo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Lição 06: Jonas – Orgulho Humano x Misericórdia de Deus (Juvenis)


Dinâmica: Viajando com Jonas
 
Objetivo: Refletir sobre a obediência à vontade de Deus.
 
Material:
Malinha com numeração 01 – colocar dentro a palavra DESOBEDIÊNCIA
Malinha com numeração 02 – colocar identificação fora da mala PRONTO SOCORRO e dentro a palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
Malinha com numeração 03 – colocar dentro as palavras OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
 
Procedimento:
- Falem: Nesta lição, vamos fazer uma viagem com o profeta Jonas, utilizando navio e “submarino”, permanecendo por 03 dias no hotel sub-aquático no mar Mediterrâneo.
Vamos embarcar!
-  Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barco, usando a técnica da dobradura.
- Falem: já estamos no navio, vamos ver o que Jonas colocou dentro da mala 01. Ao abri-la vocês vão encontrar a palavra DESOBEDIÊNCIA. O profeta Jonas mudou a rota da viagem, não obedecendo a ordem divina de pregar o evangelho em Nínive!
- Perguntem: O que pode  acontecer quando desobedecemos a Deus?
Aguardem as respostas.
Peça para que um aluno relate sucintamente o que aconteceu com Jonas.
- Falem para os alunos que o mar revolto pode representar as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas.
- Continuem: Agora, lançado ao mar, Jonas entrou num “submarino”, o ventre do grande peixe e permanece por 3 dias neste “hotel”, cuja permanência foi angustiante, mas  clamou ao senhor e obteve resposta.
- Perguntem: O que está lhe angustiando, nesta viagem, neste momento de sua vida? O que fazer?
Então, abram a malinha 02 PRONTO SOCORRO e vocês encontrarão as palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
- Falem: Nos momentos de muita angústia, o socorro é orar, clamar ao Senhor.
- Leiam: Sl 120.01 “ Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu”.
- Façamos como Jonas e o salmista, vamos também clamar a Deus por Misericórdia.
- Depois, perguntem: Alguém deseja voltar, não acompanhando Jonas nesta viagem agora para Tarsis, lugar completamente oposto a orientação divina?
Certamente as respostas serão positivas.
- Falem: Há somente um caminho para ser bem-sucedido.
 Abam a malinha 03 e vocês encontrarão: OBEDIÊNCIA e   ARREPENDIMENTO.
- Para finalizar, enfatizem que fazer a vontade de Deus é a melhor das opções, pois obedecer a Deus é coisa de quem tem juízo.
Por Sulamita Macedo.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Lição 12: Novos céus e Nova Terra (Juvenis)


Dinâmica: A Nova Jerusalém

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.

Material:
Palavras e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita adesiva

Procedimento:
Antes da aula:
Digitem as características separadas das respostas e referências
Separem cada uma delas
Depois digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
- Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
- Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas características?
- Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e deixem marcado.
- Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as respostas e as referências.
Obs: Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)
Fundamento: 12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato: Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais: Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18),  12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo: O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores: os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro: Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça: De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio: Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas da árvores serão para saúde das nações
Trabalho: Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
- Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam identificadas.
- Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na Nova Jerusalém.


Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Lição 11: A Ressurreição dos Mortos (Juvenis)



Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas

Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.

Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.


Por Sulamita Macedo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Lição 10: O destino dos ímpios (Juvenis)



Dinâmica: O destino final

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o destino final dos mortos.

Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a perdição eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).

Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lição 09: O destino dos justos (Juvenis)


Dinâmica: Vida Eterna

Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.

Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome vida eterna e outro perdição eterna.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitr ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).


Por Sulamita Macedo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Lição 08: O Milênio (Juvenis)


Dinâmica: O Milênio

Objetivo: Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenial.

Material:
01 coroa
Nome digitado “Milênio”
01 quadro ou 01 cartolina
01 caixa
Nomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)

Procedimento:
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.
Ao falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.
- Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.
- Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?
Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
- Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.
- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.
Antes da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.
Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):
O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)
Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)
Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)
Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)
Paz abundante - Is 54.13;
Guerra não haverá –  Is 2.4
Justiça haverá – Is 11.2 a 4
Habitação para todos – Is 65.21, 22
Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte será rara – Is 65.20
Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)
Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica,  para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.
- Perguntem: Quer participar do reino com estas características?
Vejam quem estará neste período:
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).
- Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).


Por Sulamita Macedo.