Dinâmica: O líder
temente a Deus
Objetivo:
Esclarecer que o líder cristão deve viver uma vida de temor
a Deus.
Materiais didáticos:
3 cartolinas
Caneta hidrocor
cola
percevejos ( pequenos pregos com a cabeça arredondada e bem
grande. Usado para fixar papeis em quadros de aviso).
Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Faça dois círculos bem grandes em duas
cartolinas. Escreva no centro da primeira o nome REIS DE ISRAEL e na
segunda o nome REIS DE JUDÁ. Escreva ao redor do primeiro os nomes de
alguns reis de Israel e no segundo os nomes dos reis de Judá (7
aproximadamente. Logo abaixo temos a relação dos reis de Israel e Judá).
Confeccione duas setas
(ponteiros) em cartolina e fixe com percevejos nos centros dos círculos.
Os grupos se
sentarão formando dois círculos no chão da classe. Apresente os círculos
com os nomes
dos reis. Peça que um aluno de cada grupo gire o ponteiro e espere que
seja
apontado o nome de um rei em cada grupo. Em seguida pergunte ao aluno:
"Como
foi este rei na qualidade de líder?" "Ele fez uma boa liderança?"
Após ouvir os alunos faça um breve resumo a respeito do rei que foi
escolhido. Peça para que o procedimento seja repetido mais algumas
vezes. (Tenha o cuidado de preparar antecipadamente um pequeno
comentário sobre cada
rei que você escrever na cartolina para não ser pego de surpresa.)
Explique que
muitos reis não fizeram uma boa liderança porque decidiram se afastar
dos
caminhos do Senhor. Diga que alguns alunos que ali estão poderão
futuramente
assumir algum tipo de posição de liderança, tanto na igreja como na vida
secular. A arte da liderança é feita de diferentes funções. Dependendo
do
líder, estas funções facilitarão ou dificultarão o seu trabalho e sua
relação
para com o grupo. Assim sendo todo líder que serve a Deus deve ter o
cuidado de
nunca se afastar da presença do Senhor ao assumir o papel de líder, seja
ele em
que escala for. O importante é vivermos uma vida de temor a Deus ao
exercermos
a função de liderança.
Relação dos Reis de
Israel
Jeroboão (1 Reis 11.26;14.20)
Nadabe (1 Reis 15.25-28)
Baasa (1 Reis 15.27;16.7)
Elá (1 Reis 16.6 – 14)
Zinri (1 Reis 16.9 – 20)
Onri (1 Reis 16.15 – 28)
Acabe (1 Reis 16.28 ; 22.40)
Acazias (1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18)
Jorão ( Jeorão ) (2 Reis 3.1; 9.25)
Jeú (2 Reis 9.1; 10.36)
Jeoacaz (2 Reis 13.1 – 9)
Jeoás ( Joás ) (2 Reis 13.10; 14.16)
Jeroboão II (2 Reis 14.23 – 29)
Zacarias (2 Reis 14.29; 15.12)
Salum (2 Reis 15.10 – 15)
Menaém (2 Reis 15.14 – 22)
Pecaías (2 Reis 15.22 – 26)
Peca (2 Reis 15.27 – 31)
Oséias (2 Reis 15.30; 17.6)
Relação dos Reis de
Judá
Roboão (1 Reis 11.42; 14.31)
Abião ( Abias ) (1 Reis 14.31; 15.8)
Asa (1 Reis 15.8 – 24)
Josafá (1 Reis 22.41 – 51)
Jeorão (2 Reis 8.16 – 24)
Acazias (2 Reis 8.24; 9.29)
Atalia (2 Reis 11.1 – 20)
Joás (2 Reis 11.1; 12.210
Amazias (2 Reis 14.1 – 20)
Azarias ( Uzias ) (2 Reis 15.1 – 7)
Jotão (2 Reis 15.32 – 38)
Acaz (2 Reis 16.1 – 20)
Ezequias (2 Reis 18.1; 20.21)
Manassés (2 Reis 21.1 – 18)
Amom (2 Reis 21.19 – 26)
Josias (2 Reis 22.1; 23.30)
Jeoacaz (2 Reis 23.31 – 33)
Jeoaquim (2 Reis 23.34; 24.5)
Joaquim (2 Reis 24.8 – 16)
Zedequias (2 Reis 24.17; 25.30)
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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