segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dinâmica da Lição 04: Os reis de Judá e de Israel (Juvenis)


Dinâmica: O líder temente a Deus

Objetivo:
Esclarecer que o líder cristão deve viver uma vida de temor a Deus.

Materiais didáticos:
3 cartolinas
Caneta hidrocor
cola
percevejos ( pequenos pregos com a cabeça arredondada e bem grande. Usado para fixar papeis em quadros de aviso).

Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Faça dois círculos bem grandes em duas cartolinas. Escreva no centro da primeira o nome REIS DE ISRAEL e na segunda o nome REIS DE JUDÁ. Escreva ao redor do primeiro os nomes de alguns reis de Israel e no segundo os nomes dos reis de Judá (7 aproximadamente. Logo abaixo temos a relação dos reis de Israel e Judá). Confeccione duas setas (ponteiros) em cartolina e fixe com percevejos nos centros dos círculos. Os grupos se sentarão formando dois círculos no chão da classe. Apresente os círculos com os nomes dos reis. Peça que um aluno de cada grupo gire o ponteiro e espere que seja apontado o nome de um rei em cada grupo. Em seguida pergunte ao aluno: "Como foi este rei na qualidade de líder?" "Ele fez uma boa liderança?" Após ouvir os alunos faça um breve resumo a respeito do rei que foi escolhido. Peça para que o procedimento seja repetido mais algumas vezes. (Tenha o cuidado de preparar antecipadamente um pequeno comentário sobre cada rei que você escrever na cartolina para não ser pego de surpresa.) Explique que muitos reis não fizeram uma boa liderança porque decidiram se afastar dos caminhos do Senhor. Diga que alguns alunos que ali estão poderão futuramente assumir algum tipo de posição de liderança, tanto na igreja como na vida secular. A arte da liderança é feita de diferentes funções. Dependendo do líder, estas funções facilitarão ou dificultarão o seu trabalho e sua relação para com o grupo. Assim sendo todo líder que serve a Deus deve ter o cuidado de nunca se afastar da presença do Senhor ao assumir o papel de líder, seja ele em que escala for. O importante é vivermos uma vida de temor a Deus ao exercermos a função de liderança.

Relação dos Reis de Israel
Jeroboão (1 Reis 11.26;14.20)
Nadabe (1 Reis 15.25-28)
Baasa (1 Reis 15.27;16.7)
Elá (1 Reis 16.6 – 14)
Zinri (1 Reis 16.9 – 20)
Onri (1 Reis 16.15 – 28)
Acabe (1 Reis 16.28 ; 22.40)
Acazias (1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18)
Jorão ( Jeorão ) (2 Reis 3.1; 9.25)
Jeú (2 Reis 9.1; 10.36)
Jeoacaz (2 Reis 13.1 – 9)
Jeoás ( Joás ) (2 Reis 13.10; 14.16)
Jeroboão II (2 Reis 14.23 – 29)
Zacarias (2 Reis 14.29; 15.12)
Salum (2 Reis 15.10 – 15)
Menaém (2 Reis 15.14 – 22)
Pecaías (2 Reis 15.22 – 26)
Peca (2 Reis 15.27 – 31)
Oséias (2 Reis 15.30; 17.6)

Relação dos Reis de Judá
Roboão (1 Reis 11.42; 14.31)
Abião ( Abias ) (1 Reis 14.31; 15.8)
Asa (1 Reis 15.8 – 24)
Josafá (1 Reis 22.41 – 51)
Jeorão (2 Reis 8.16 – 24)
Acazias (2 Reis 8.24; 9.29)
Atalia (2 Reis 11.1 – 20)
Joás (2 Reis 11.1; 12.210
Amazias (2 Reis 14.1 – 20)
Azarias ( Uzias ) (2 Reis 15.1 – 7)
Jotão (2 Reis 15.32 – 38)
Acaz (2 Reis 16.1 – 20)
Ezequias (2 Reis 18.1; 20.21)
Manassés (2 Reis 21.1 – 18)
Amom (2 Reis 21.19 – 26)
Josias (2 Reis 22.1; 23.30)
Jeoacaz (2 Reis 23.31 – 33)
Jeoaquim (2 Reis 23.34; 24.5)
Joaquim (2 Reis 24.8 – 16)
Zedequias (2 Reis 24.17; 25.30)


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

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