segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 07: A liderança em o Novo Testamento (Juvenis)



Dinâmica: Os dons ministeriais
Objetivos:
 Refletir sobre os diferentes dons ministeriais descritos no Novo Testamento.

Material didático:
Papel 40 kg
Pincel atômico
Caneta ou lápis
Papel ofício ou A4 recortados

Atividade didática:
Entregue um pedaço de papel recortado a cada aluno. Faça a palavra JESUS bem grande no meio do papel 40 kg. Leia com os alunos o texto de Efésios 4.11-13. Logo em seguida escreva ao redor do nome JESUS os dons ministeriais descritos no texto de Efésios, que são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Solicite neste momento que os alunos escrevam no papel o dom ministerial que ele acredita ser de maior importância (fale que só pode escolher um dom). Logo após peça para que eles colem seus papeis na folha de papel 40 kg ( Diga que o papel deve ser colado próximo dom escolhido por eles). Agora pergunte a cada aluno porque ele acredita que aquele dom escolhido é o mais importante. Ouça-os atentamente.
Terminada a argumentação dos seus alunos sobre a escolha feita, explique que, na verdade não existem dons ministeriais mais importantes do que os outros, explique para Deus todos os dons tem o mesmo nível de importância. Esclareça que eles são chamados de dons ministeriais pelo fato do Novo Testamento destacá-los como um dom para as pessoas que exercem função ministerial ou de liderança na igreja. Diga que Paulo declara que Ele (Cristo) deu esses dons para: Primeiro preparar o povo de Deus ao trabalho cristão, ou seja, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado; e segundo para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus, ou seja, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Encerre mostrando que esse dom é de suma importância para Igreja.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

Nenhum comentário:

Postar um comentário