terça-feira, 5 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 02: O caráter ético de Deus (Juvenis)


Dinâmica: Conhecendo Deus 
 
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o caráter de Deus.
Fortalecer relações interpessoais.

Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
 
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que.
Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder com rapidez.
Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
- Então falem que eles também precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
- Comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características do caráter de Deus.
Por Sulamita Macedo.
 
 

Dinâmica: Os Atributos morais de Deus

Objetivo:
Apresentar aos alunos os atributos morais de Deus.
Desafia-los a vivenciar esses atributos em suas vidas no dia a dia.
 
Material didático:
Digitar os atributos morais de Deus e recortá-los
Pequena caixa
 
Atividade didática:
Leve para a sala de aula os papeis dentro de uma caixa com os atributos morais de Deus recortados. Dentre eles destacamos: Bondade, Amor, Misericórdia, Compaixão, Santidade, Longanimidade, Justo, Retidão, Benevolência, Verdade, Fidelidade, Veracidade, Graça.
Inicie dizendo que conhecer os atributos morais de Deus requer que se busque nas Escrituras a resposta à seguinte questão: Como Deus age? Ou ainda, como ele se comporta? A priori, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Deus age com bondade, santidade e justiça. Os atos e atitudes de Deus são manifestações de seu caráter. Portanto, seus atributos morais regem a conduta divina. Os princípios éticos sobre os quais Deus pauta a sua conduta estão alicerçados nestes três atributos. Eis a razão pela qual Emil Brunner, um teólogo suíço, define ética cristã como sendo “a ciência da conduta humana determinada pela conduta de Deus”. Quando Jesus exortou seus discípulos a serem perfeitos como “vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5.48), ele ratificou a premissa de que sendo o homem criado à imagem e semelhança de Deus, a conduta humana haverá de ser uma expressão exata do comportamento divino.
Peça para que os alunos peguem um atributo divino na caixinha. Em seguida solicite que eles encontrem na Bíblia um texto Bíblico que identifique Deus manifestando esse atributo. Logo após, questione a cada aluno para que eles exemplifiquem a forma como cada atributo poderá ser expressa em nossa vida no dia a dia.
Encerre mostrando que esses atributos de Deus são chamados de atributos comunicáveis pelo fato de que Deus deseja transmitir esses atributos a todo cristão. Nosso objetivo não é apenas conhecer esses atributos nosso alvo é imitar a pessoa, o modelo, o caráter do Senhor. Conhecê-lo, portanto, é apenas nosso primeiro passo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário