quarta-feira, 21 de março de 2018

Lição 12: Céu e Inferno? Lição 13: Haverá uma Segunda vinda de Jesus?


Para lição 12:

Dinâmica: O Melhor Lugar

Objetivo:
Estudar sobre a realidade do céu e do inferno.

Material:
Giz ou fita adesiva colorida
01 pedra pequena

Procedimento:
- Marquem no piso da sala o desenho de uma “amarelinha”. Veja figura ao lado.
O diagrama deve ter 10 quadrados numerados, uma meia lua no início com o nome inferno e no final outra meia lua com nome céu.
“Amarelinha” é uma brincadeira de criança muito conhecida, que recebe este nome ou outros como “pula macaca” ou “Academia” etc.
- Peçam aos alunos para permanecer em volta da “amarelinha” e falem como funciona a brincadeira.
Lembrando como funciona:
“Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1, outra meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!
Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla”. www.criancashsw.uol.com.br
- Depois, destas orientações, alguns alunos devem jogar a “amarelinha”.
- Em seguida, façam uma reflexão sobre o objetivo dessa brincadeira que é o de chegar ao céu, não cometendo erros no caminho e evitar a permanência no inferno.
Da mesma forma nós também almejamos chegar ao céu, buscando firmeza nos nossos passos durante a caminhada, tendo como luz a Palavra de Deus, e, dessa maneira, nos afastamos da condenação de irmos para o inferno.
- Para concluir, falem: É sobre a existência do céu e do inferno o tema da aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

Para lição 13:

Dinâmica: Os Sinais

Objetivo: Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.

Material:
Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Procedimento:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.
Grupo 01: jornal falado
Grupo 02: Jornal escrito.
- Forneçam material, conforme descrição acima.
- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
- Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.
- Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.
- Para finalizar, leiam:
“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).


Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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