quarta-feira, 21 de março de 2018

Subsídio Lição 12 - Céu e inferno?


INTRODUÇÃO
Céu e inferno são duas realidades, isto é, existem e são lugares destinados respectivamente aos salvos e perdidos. Nesta lição estudaremos sobre os tipos de céu, a sua descrição e características, conheceremos a Nova Jerusalém, finalizando nosso estudo conhecendo os tipos de inferno.

1. TIPOS DE CÉU
A Santa Bíblia nos apresenta a existência de três céus de forma bem definida, cada um tendo a sua função de modo bem diferenciado, a saber: Nº TIPO DESCRIÇÃO 1.1. Céu atmosférico Este é o primeiro céu criado, onde as aves do céu voam, as nuvens se deslocam, ocorrem as chuvas, os raios o atravessam de uma extremidade a outra, e onde estão as diversas camadas atmosféricas. (Gn 1:6-8) 1.2. Céu sideral, estelar, planetário ou espacial Este é o segundo céu criado, onde se localizam os corpos celestes, tais como, a lua, o sol, as estrelas, planetas, etc. (Gn 1:14-19) 1.3. Céu Paraíso (habitação de Deus) Este é o terceiro céu não criado e eterno, o lugar onde Deus habita, local onde está o seu magnífico trono e local aonde iremos habitar com o Senhor por toda a eternidade. (2 Co 12:1-4)

2. A TERRA, O CÉU ATMOSFÉRICO E O CÉU ESTELAR DECAÍDOS PELO PECADO
Considerando os céus criados (atmosférico e estelar), estes, após a queda de Adão e Eva pelo pecado, se tornaram céus decaídos e contaminados pela presença e ação de Satanás e de seus asseclas, e por isso, assim como a terra, precisam no final dos tempos de uma completa renovação, transformação e restauração para a retirada do poder destruidor do pecado. (Rm 8:18-22).
Após o julgamento final perante o grande trono branco a terra e os céus criados (atmosférico e estelar) serão sumariamente destruídos e purificados pelo fogo eliminando a condição de espaços decaídos e serão criados novos céus e nova terra. (2 Pe 3:8-13)

3. DESCRIÇÃO DOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
Como já mencionamos nova terra e novos céus serão criados após o juízo final, sendo que nesta nova criação o céu eterno (habitação de Deus) que é um lugar Santo, puro e livre do pecado se expandirá e englobará a nova terra e os novos céus criados, formando um só lugar perfeito, tal qual, no Gênesis e livre de qualquer iniquidade ou sentença divina. (Ap 21:1; Is 65:17-18; Is 66:22)

4. CARACTERÍSTICAS DO CÉU, UM LUGAR SANTO E PERFEITO
Apesar de não termos a apresentação do céu em toda a sua plenitude, a Bíblia Sagrada nos apresenta características pontuais do céu a saber:

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo



Imagem relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário